Zé, um nome que deriva de José, mas que também pode ser o abreviativo do Português comum. O Zé é um inspector que tem um companheiro robot palhaço, com nariz vermelho e tudo, que lança no ar umas anedotas e que, por vezes, mais valia estar calado ou que lhe retirassem a bateria. Estes são os protagonistas do primeiro jogo da Nerd Monkeys, recente produtora Portuguesa de Videojogos fundada por Filipe Pina (Seed Studios) e Diogo Vasconcelos (PressPlay).
O jogo intitula-se Crime no Hotel Lisboa, apresentando elementos Portugueses: Táxi preto e verde, o quarto desarrumado, e até o próprio nariz vermelho de palhaço! Não deverá faltar a cena vadia do português saudoso com Fado, tal como temos saudades dos jogos point & click do final dos anos 80. E assim é o jogo da Nerd Monkeys, com técnica Pixel Art. Denota-se aqui a influência retro de Diogo Vasconcelos com a capacidade de criação de Filipe Pina e pela sua experiência anterior em criação de jogos. Com humor, with a pulley in the middle, esta aventura está prevista para ser lançada em PC e MAC, e no futuro para tablets e smartphones.
Ainda não está decidida uma data de lançamento, mas é previsto que o Zé mostre ao Mundo o que é ser português, ou em parte, no final deste ano, através de plataformas digitais. Estamos impacientes para conhecer a natureza dos crimes, para ouvir o som retro do táxi em andamento e quem sabe da peixeira do Mercado do Cais do Sodré a atirar o peixe ao Zé enquanto na outra mão segura a bandeira do PSD (Esta última parte é só especulação, por isso não dêem como garantido).
Podem ver a entrevista da BGamer com Filipe Pina sobre Crime no Hotel Lisboa para saber um pouco mais sobre o desenvolvimento. Se não conseguirem ouvir o que diz, bastará aumentar o volume do som. Também lançaram um passatempo interessante que vos pode levar dentro do jogo, literalmente, fazendo parte do elenco ao lado do Zé. Vejam como, clicando aqui.