Há um fenómeno no mundo do desporto de combate que está a conquistar a população a uma escala global. Esse fenómeno é nem mais nem menos que o Ultimate Fighting Championship, ou, como é conhecido, pela sigla UFC. Mas do que se trata este campeonato, afinal? Boxing? Karaté? Judo? Wrestling? Bem, ao que parece engloba tudo isto e outras tantas artes marciais, incluindo também o venerado taekwondo. Já com uma enorme massa de fãs, que aumenta de dia para dia, é natural assistir cada vez mais ao crescimento desta indústria a todos os níveis. E quem souber de alguém melhor que a EA Sports para tomar o leme de transpor para os videojogos o espírito deste desporto que ponha o dedo no ar.

ufc

Vais levar com um pé na boca!

 

Durante a realização da E3, em Junho, tivemos a oportunidade de assistir a um trailer para o estreante UFC, a sair na primavera de 2014 para as consolas da nova geração. Agora na Gamescom, descobrimos alguns pormenores que vão revolucionar a forma como olhamos e jogamos estes títulos de combate.

 

Vamos ser sinceros, daqui ao Tekken ainda vai um bocadinho. Aqui não vamos certamente encontrar nada parecido com sangue pixelizado. E se já se tinha observado uma grande mudança na forma como estes títulos são produzidos no último Mortal Kombat, por exemplo, em UFC a dinâmica e mecânica foram completamente alteradas. Já não é só um jogo de luta. Tudo é feito ao pormenor para proporcionar ao jogador a sensação de que o sofrimento e a glória não são só sentidos dentro do ecrã, desde o olhar mais ameaçador à expressão cheia de concentração. É incrível observar a atenção colocada no movimento das personagens, nos contornos dos músculos, nas reacções e deformações corporais a cada murro, pontapé, cabeçada (e o ocasional abracinho). UFC é, sem dúvida, uma promessa de revolução dentro deste género.