1985, Welcome to Wrestlemania!
No dia 1 de Abril de 1990 aconteceu um evento histórico na indústria do entretenimento televisivo. No meu quarto, abandonado ao desprezo ficou o James Pond que tantas horas me estava a consumir, enquanto eu rumei para casa do meu primo que tinha TV por Satélite, ao contrário dos meus dois, repito dois(!), canais de televisão: RTP 1 e RTP 2. A Sic e a Tvi ainda não existiam e anos mais tarde quando a Sic começou chegou a transmitir esta emissão que fui ver a casa alheia. Naquele dia mítico, Hulk Hogan e Ultimate Warrior iriam bater-se no ringue do Ultimate Challenge do Wrestlemania VI num dos mais inesquecíveis momentos desta série. Basicamente, mais importante que isto só a chegada do homem à lua.
Vinte e três anos depois, estou sentado numa sala à porta fechada da 2K a assistir a este mesmo combate. Primeiro, num vídeo que relembra os melhores momentos, em segundo numa recriação digital e jogável desse mesmo combate. Para os mais distraídos a Wrestlemania já existe desde 1985 e ao longo da história do evento foi ganhando cada vez mais projecção mediática e deixando-nos várias lendas ao longo do caminho. Não nos devemos esquecer que um dos combates desse primeiro ano foi entre Hulk Hogan e Mr. T (o mal encarado dos Soldados da Fortuna/ A-Team), mas muitos outros embates míticos ficaram na história ao longo de três décadas.
O sucesso do “desporto” é fácil de explicar e compreender. Os espectáculos de luta foram ao longo dos séculos um dos maiores e intermináveis fenómenos de entretenimento de massas, juntando o homem e a mulher comuns na audiência, os ricos e os pobres, os operários e os patrões, mas também as celebridades. Veja-se o exemplo recente da UFC para se perceber que a tendência não é a de abrandar. Mas no caso da Wrestlemania a visão genial dos seus criadores foi a de juntar o combate a uma narrativa ensaiada, com personagens, arcos de história ao longo do tempo, e um conjunto de movimentos exagerados só possíveis pelos combates pré-ensaiados e protecções subtilmente colocadas nos ringues e em seu redor. Este fenómeno nunca mais parou, embora seja certo que enquanto vamos ficando mais velhos vamos deixando de consumir Wrestlemania. Eu devo ter parado por volta de 1995, mas há sempre um novo público, sempre novas estrelas, e este espéctaculo vai-se reciclando e reinventando para as novas gerações, como qualquer boa história de ficção que vai recebendo remakes ao longo dos anos.
Foi isso que a 2K percebeu quando recebeu a licença comprada pela Take-Two, e esta foi conseguida, dizem os responsáveis da 2K, porque a WWE percebeu a qualidade conseguida pela 2K na sua série de jogos para a NBA. A 2K tratou de juntar as suas equipas com equipas da YUKE’s e introduzir no jogo toda a história da WWF e WWE com o seu modo 30 anos de Wrestlemania. Esta é característica de jogo que fará muitos fãs de toda a história do Wrestling voltarem a querer jogar WWE 2K14.
Esta campanha é divida por mais de 45 confrontos ao longo dos anos e em vez de nos concentrarmos num só personagem vamos jogar os duelos mais míticos que aconteceram até aos dias de hoje com os vários personagens ao longo da história: Hulk Hogan, The Ultimate Warrior, The Rock, Andre The Giant, John Cena, The Undertaker, entre muitos outros. Embora o combate seja similar aos modos normais de jogo, existem algumas sequências que temos que obrigatoriamente desencadear e outras opcionais, que correspondem a momentos marcantes desses combates. Nesses momentos a 2K garante-nos que até os ângulos de câmara são os originais das transmissões televisivas, para além de tudo desde a maquilhagem, aos factos, às arenas serem fiéis recriações “históricas”.
Para além dos movimentos obrigatórios vamos ter à nossa disposição objectivos secundários em cada combate, recriações também elas de momentos passados. Como recompensa se conseguirmos atingir todos os objectivos desbloqueamos filmagens originais destes duelos e fotografias desses momentos. No caso de Hulk Hogan vs The Ultimate Warrior que experimentámos na apresentação da 2K desbloqueámos não só vídeos dos combates mas também da narrativa antes do dia, em que ambos se ameaçam para a câmara. Para avançarmos na campanha basta-nos vencer o duelo, mas estes 5 momentos históricos adicionais em cada um vão certamente conduzir a muitas repetições.
O único problema nesta recriação é que o motor de jogo que está a ser usado, embora seja realista e fluido nos movimentos é extremamente tosco na apresentação dos personagens, que parecem bonecos cujas expressões e animações já não convencem nem uma criança. Nós sabemos que isto é tudo ensaiado, mas deixem-nos acreditar mais um pouco. Mesmo para geração actual o jogo está abaixo do que se consegue actualmente nesta geração de consolas, para além de conter muitos pormenores desleixados como ciclos de animação do público demasiado distractivos e repetitivos.
Porém, com o modo dos 30 anos e com o enorme rooster de personagens tanto históricas como actuais disponíveis nos modos tradicionais, WWE 2K14 é provavelmente a melhor oferta digital que podemos jogar no momento. A 2K disse que a versão de próxima geração está a ser desenvolvida e que não é apenas uma adaptação mas sim um jogo novo, embora perante as nossas perguntas não pudessem adiantar mais informações. O que sabemos é que o jogo vai saltar a WiiU, e no ano seguinte, no próximo título da série, vão reavaliar essa estratégia dependendo do número de consolas que a Nintendo consiga vender (algo que se está a tornar um padrão em várias editoras).
Os personagens de WWE 2K14 já não convencem num momento em que alguns estúdios já puxam o máximo desempenho das consolas actuais e que as novas se aproximam da data de lançamento. No entanto, à parte das toscas animações das sequências e das expressões abonecadas dos personagens, os movimentos de combate estão fluidos e funcionais, e isso é o que mais conta num jogo desportivo. O modo 30 anos de Wrestlemania vai fazer com que os antigos fãs queiram voltar a este jogo assim como assegurar as memórias recentes dos mais novos. Com um dos maiores roosters de sempre, a 2K prepara-se para assumir as rédeas da WWE assim como o fez com a NBA. A partir de 1 de Novembro.
http://youtu.be/7C2AdPGRcQk