GW2 Logo

Abrandar é morrer?

Fez ontem um ano de idade aquele que foi considerado por muitos como um dos grandes jogos lançados em 2012 e uma das maiores revoluções do género MMORPG. E passado que está este ano está na altura de fazer um balanço.

Foi recentemente revelado pela NC Soft que GW2 é o MMO que mais rapidamente vendeu no mercado Ocidental, atingindo as 3 milhões de cópias em apenas 9 meses. Numa fase em que a companhia revela a sua expansão para a China, através de uma parceria com a KongZhong Corporation, uma das maiores distribuidoras chinesas de conteúdos digitais, e na qual se espera ter uma quota de jogadores igual ou superior a todo o mercado Ocidental.

 

Não há fome que não dê em fartura

É reconhecido enquanto fenómeno de mercado o funcionamento prático das vendas de um MMO. As vendas crescem até ao final do 1º e 2 º meses e a partir daí decrescem a pique. E quem diz as vendas, fala também do número de jogadores ligados. GW2, porém, tem um segredo que contrabalança estas tendências de mercado e que não só fidelizou os seus jogadores como vai progressivamente trazendo novos jogadores à comunidade: o Living Story. Este conceito não é mais do que uma sensação de evolução do mundo em que estamos inseridos com mini-expansões semanais ou bimensais que trazem novos desafios, novas dungeons, novas missões, em suma, novo conteúdo que permita que os jogadores não se aborreçam.

Apesar de demonstrar um esforço hercúleo da equipa liderada por Colin Johanson, este lançamento intensivo (que reitero: é preciso valorizar dentro do género dos MMOs, a tentativa de constante inovação) de novo conteúdo que tem infelizmente, períodos específicos para ser experimentado, acaba por impedir alguns jogadores – com menos tempo para disponibilizar ao GW2 – de jogar todas as mini-expansões que têm saído, visto que a maioria dos eventos termina no dia em que o novo conteúdo é lançado.

E se os vossos personagens de GW2 fizeram ontem 1 ano como o meu (ou uns dias a mais se compraram as versões digitais Deluxe) liguem-se para receberem a vossa mini Queen Jennah no inventário.

E feliz aniversário Guild War 2!

 

GW2 Anniversary Infographic