Warcraft é um marco na indústria e dos RTS, e prosseguiu como um marco em MMORPG com tantos milhões de jogadores, muitos deles a afastarem-se de uma vida social durante alguns dias, semanas, meses. Ou durante vários anos! Podemos imaginar o que será com os MMORPG de nova geração que esta mesma empresa está a produzir, ou outros como Elder Scrolls Online, ao encargo da Bethesda. Mas é ainda uma simples suposição pensar que jogos do gênero venham no futuro a facilitar o afastamento do dia-a-dia comum.

Warcraft não se ficou pelos videojogos, ampliando a sua herança com jogos de tabuleiro e cartas, comic books, magazines, vários livros. Foi também revelado na San Diego Comic Con 2013 que veremos proximamente Warcraft no grande ecrã, abraçado pela Legendary Pictures. Um projecto há muito previsto que teve alguns bloqueios e impedimentos, sempre com muita expectativa, mas parece que é desta que Warcraft atravessará outros mares.

Card Box_Cinematic

 

Com todo o sucesso da série Warcraft, a Blizzard prepara-se para lançar o seu próximo jogo, free-to-play: Hearthstone: Heroes of Warcraft. Ainda em versão beta à qual tivemos acesso por longas horas, já mostra as cartas todas para podermos entender que está preparado para todas e todos, do mais casual ao mais profissional nestas andanças com jogos de cartas. Heathstone: Heroes of Warcraft capta o essencial dos jogos clássicos, misturando uma actual ilustração com uma dinâmica visual que não se vê em qualquer jogo do gênero, o que proporciona uma maior experiência e centraliza a atenção do jogador. Não que seja comparável estar em frente a um ecrã com estar num frente-a-frente com outra pessoa, mas é criada uma ambiência propícia para estar a jogar como se estivéssemos numa tasca ao lado da lareira, com um público a assistir e com música menestrel bem-humorada a acompanhar.

Hearthstone apresenta-se um pouco pelo mesmo princípio das cartas físicas, como podem ver na imagem seguinte, que tem um esquema 1/1/1: mana, poder e vida. Outras cartas podem servir para jogadas estratégicas ou para uma alteração do atributo de outras cartas, por exemplo.

cards_WoW

 

Todo o universo Warcraft está bem presente, com alguma nostalgia pelos traços dos clássicos da série. Desenvolvida para partidas um contra um, a mesa com vista de cima é como um campo de batalha, onde estas cartas ganham vida pelas vozes, sons e animações. A partir de nove classes – Warrior, Mage, Druid, Paladin, Priest, Rogue, Warlock, Hunter e Shaman – combatemos com o nosso deck e cada um terá cartas base (que todos podem possuir) e as especiais. Sempre que termina um jogo, ganhamos cartas para adicionar ao deck e para utilizar depois, criando o nosso próprio deck personalizado, para cada uma das classes. Quanto mais jogarmos e elevarmos o nível, mais cartas vão estar disponíveis para criarmos um “WTF optimus deck” ou um “whatever deck” até sermos imbatíveis. A Darkmoon Faire, a competição de World of Warcraft trading cards que junta os melhores do mundo em várias cidades do planeta, talvez se venha a transformar.

Este free-to-play convida todos os dias a conseguir superar missões e assim ganhar dinheiro virtual. Este dinheiro pode ser investido em packs de cartas, que variam entre normais, raras e legendárias, ou para aceder ao modo arena. Este modo permite combater até termos três derrotas, e quanto mais subsistirmos em jogo, mais o prémio será elevado. Contudo, o custo destes packs de cartas e o acesso à arena custa uma quantia de dinheiro que requer muito tempo a jogar para juntar (ou não muito, dependendo das missões diárias). E é a partir deste momento que se integram as micro-transações, podendo comprar com dinheiro real pelo saldo battle.net o dinheiro virtual. Mesmo assim, não implica uma espera para podermos jogar com outros oponentes a qualquer hora e ainda ganhar moedas e cartas à medida que aumentamos o nosso nível.

PriestVs.Paladin

 

Caso Hearthstone continuar com esta facilidade em jogar a qualquer hora e a qualquer momento, o que muitos outros jogos com micro-transações interferem, é à partida tido em conta por muitos jogadores para continuar sem desmotivação. Na realidade, a vontade de fazer “só mais uma partida” pela rapidez em encontrar oponentes na rede e pela rapidez de cada combate, que demora aproximadamente 10 minutos, fará permanecer em jogo “só mais duas partidas”. E esta será a jogada da Blizzard: dar cartas para jogarmos sem gastar um tostão, se assim quisermos, mas haverá quem invista sérias quantias para tornarem-se os maiores jogadores do mundo.

E Hearthstone não se baseia só nisso. Também o é pela jogabilidade simples, num complexo leque de escolhas, alternativas e testando a perspicácia e a astúcia de cada jogador por quanto mais ganhar e desenvolver-se neste universo. O gradual progresso está mais que adequado a qualquer jogador; e o battle.net, plataforma que a Blizzard renovou recentemente, procurará um oponente à medida de qualquer jogador. Caso contrário, seria um “baralho” ou “não jogaríamos com o baralho todo”. Ha.

http://www.youtube.com/watch?v=r_oj9cBuCIY