Experimentem fechar os olhos enquanto jogam e tentem não abri-los por vários segundos ou alguns minutos. A sensação que vão ter é de vazio, por vezes, de não-controlo, de impossibilidade em continuar um jogo. Tentem fechar os olhos e guiarem-se apenas pelos sons, e o que vai acontecer na maior parte do tempo é não terem um elemento que vos guia pelo espaço, ou que vos engana na sua precisa localização devido à reverberação no espaço, mesmo que os jogos em 3D aproximem-se bastante de um autêntica prova de brio e dependendo do sistema de som que possuem para jogar. Na maior parte dos casos, devido à componente visual, o áudio serve apenas para ampliar a experiência servindo-se do sentido da audição para criar um maior realismo e proporcionar mais imersão. Outros poucos casos ganham mais força pelo aperfeiçoamento em áudio, mas diria que 99,9% não se podem desunir do elemento visual.

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Three Monkeys, um jogo a ser desenvolvido pela Incus Games, visa trocar a importância destes papéis – o visual e o auditivo – para fazer chegar à comunidade de invisuais uma experiência que promete ser a maior até hoje desenvolvida na área dos Videojogos. Contar uma história por sons não é uma tarefa fácil e para ser convincente precisa de um perfeito entendimento em técnicas de áudio, além de precisar elevar o conceito criativo. Mas Three Monkeys poderá não ser apenas direccionado para a comunidade invisual, porque ao afirmarem utilizarem técnicas num antes usadas em Videojogos, poderá abrir novos caminhos para uma melhor utilização para o sentido auditivo. Outras empresas na linha da frente em produção de jogos tentam levar mais longe estas técnicas de áudio, mas provavelmente não se iriam aventurar em produzir um jogo experimental, ou quase experimental. Talvez a Incus Games venha a proporcionar novas técnicas para que toda a indústria possa utilizar, e é sempre interessante ver alguém a criar algo tão específico e, principalmente, direccionado para aqueles que menos hipóteses têm em experienciar os jogos como a maior parte.

O jogo baseia-se na cegueira, na escuridão, no que se possa passar pelas mentes de quem não vê, criando um universo assente maioritariamente em narrativa. Normalmente associamos o escuro a medo, a sustos, a depressão, mas Three Monkeys refuta essa associação criando um mundo confortável. Experimentem fechar os olhos e ouvir uma música alegre e emotiva. Há quanto tempo não o fazem?

A produtora promete fornecer mais pormenores em breve, e para já podem ver o trailer de desenvolvimento: