GTA V está na berra da semana, e talvez do ano. As avaliações do jogo vão até ao topo e sacrificam-se em praça pública aqueles que tenham uma opinião que difere do que os jogadores esperam. The Escapist avaliou GTA V com 3,5/5 e foi trucidado por muitos leitores, mas depois vieram os defensores, aqueles que lêem o conteúdo e não se limitam a olhar apenas para a avaliação numérica. Ainda não joguei GTA V para dizer se poderá ser o jogo do ano, se deveria ser avaliado pelas expectativas ou se a estratégia de marketing da Rockstar foi tão boa que a quase todos influenciou o seu discernimento, deixando para trás das costas a ponderação e cautelosa avaliação.

No Rubber Chicken, começámos a analisar jogos sem indicar uma avaliação numérica por ser considerado redutor, e compreendendo que o que se escreve deve ser o essencial para entendermos onde e como nos leva a retrair uma pontuação. As pontuações numéricas são um sistema complementar, e por isso pode existir por esse motivo, mas por vezes, como indica o Kotaku, “não são só arbitrárias e com pouco significado, são tóxicos para discussão, também”. E servem para vender mais ou podem servir para não vender, sequer. Todos dão 10 a um jogo? O IGN deu 10? O metacritic apresenta uma pontuação de 98%? Quem não vai querer comprar?

saintsrow4gatv

 

Bem, há uma corrida às lojas para adquirir o GTA V, mas outros preferem esperar. E se vos oferecessem o GAT V e poupassem no GTA V? Aquele que foi em tempos considerado a “cópia” de GTA tem hoje um DLC gratuito: O GAT V para Saints Row IV. Uma paródia, ao estilo Saints Row, que vai ao encontro do trailer de Grand Theft Auto e com conteúdo que mais aproxima ao irreverente jogo da Rockstar. E porque é grátis, para quem possui o jogo original, relembrando que ainda está à venda o Saints Row IV no momento que vai ter o espaço nas lojas substituído pelo GTA V, possivelmente acessível a menores do 1º ciclo. Mas o que podem ver num jogo, provavelmente já terão visto num filme. Ou pior, mas nem está isso em discussão, porque podem acusar-me de não ser “especialista”.

Podem aceder ao GAT V, grátis a partir do STEAM aqui.