Os jogos nomeados para o IndieCade fazem todos anos parte de uma selecção cujo objectivo é encontrar novas formas de transmitir conteúdos, mais artísticos, mais densos, mais inovadores e, principalmente, mais arriscados no universo dos jogos digitais, mas também dos jogos físicos. Alguns vão acabar por se perder no tempo e esquecimento, outros vão ser primeiros passos para outros grandes jogos, e alguns deles vão mudar aos poucos a indústria para melhor. São as ideias de amanhã, agora. Aqui ficam 35 nomeados, alguns já existentes, outros a caminho, para os quais devem focar a vossa atenção, caso procurem experiências diferentes.

 

Gunpoint

Gunpoint

Tom Francis revelou recentemente numa conferência que foram os quase 10 anos que trabalho como critico de videojogos que o prepararam para Gunpoint, uma vez que em cada análise aprendia um pouco mais sobre o que funcionava e não funcionava. Toda essa experiência resultou em Gunpoint um side-scroller de acção furtiva recheado de puzzles que podem ser resolvidos de forma inteligente ou à bruta, reconfigurando dispositivos electrónicos ou então saltando pelo vidros dentro. Já disponível no Steam é um dos jogos obrigatórios de 2013.

 

 

Hermit Crab in Space

Hermit Crab In Space

É uma pena que os jogos do serviço PlayStation Mobile não estejam disponíveis em Portugal porque este parece ser perfeito para jogar na PS Vita. Uma caranguejo eremita viajou para o sector errado da galáxia e agora temos de a conduzir sã e salva a casa por um caminho recheado de perigos alienígenas. O melhor é o sistema de controlo pois os vários módulos de propulsão ou combate são controlados cada um com um botão para além de irem crescendo na complexidade ao longo do jogo.

 

 

Kentucky Route Zero

KentuckyRouteZero

Muito mais que uma grande aventura gráfica, Kentucky Route Zero é um dos melhores jogos dos últimos tempos, um que nos conseguem transmitir emoções com uma personalidade única, adulta e inteligente. Esta narrativa sobre uma auto-estrada secreta no subsolo de Kentuky e sobre os personagens que nela viajam está a fazer desesperar os fãs e a critica pela espera entre os episódios. Os dois primeiros actos já estão disponíveis e os restantes três vão aparecer “algures” durante o próximo ano.

 

 

Kulak

Kulak

Um jogo de dados, sorte e política em que 4 ou 5 jogadores lutam e negociam terrenos. O cenário é a Rússia do século passado e em cada ronda 3 ou 4 proletários lutam contra um barão da burguesia. O proletariado começa o jogo unido com o mesmo objectivo de acabar com as dificuldades e desigualdades económicas, embora o Barão tenha na sua mão o poder de tentar separadamente os proletários a traírem os seus companheiros e enriquecerem sozinhos. O jogo incentiva os jogadores a usarem a estratégia a formar ou desmontar alianças, a cooperar ou a competir, numa simulação que em muito se assemelha à situação económica mundial actual. Podem consultar as regras aqui.

 

 

Luxuria Superbia

Luxuria Superbia

Uma jornada musical através de flores estilizadas que promete despertar os nossos sentidos para o sensual, o espiritual, para o amor e para beleza do mundo. Ah, finalmente, um jogo new age!

 

 

Nidhogg

Nidhogg

Um acrobático jogo de esgrima onde os jogadores competem pelo direito de serem comidos por uma gigantesca minhoca voadora. Um jogo tão retro que só de olharmos para os screenshots corremos o risco de ouvir os sons de loading do Zx Spectrum nos ouvidos.

 

 

Other

Other

Um jogo que foi desenvolvido para poder ser jogado apenas na cidade de Dundee, na Escócia. Este é um jogo sonoro de realidade alternativa que baseando-se na nossa posição na cidade vai distorcendo o mundo em nosso redor e atravessando a fronteira entre a realidade e a ficção, combinando a atmosfera visual da cidade com os sons inquietantes que este jogo de horror nos quer fazer experimentar. Para quando Lisboa?

 

 

Perfect Woman

PerfectWoman

Este deve ser ao mesmo tempo o jogo mais estranho, com gráficos mais toscos, e com posições mais absurdas de qualquer dos jogos existentes para Kinect, agora ou no futuro próximo, mas também parece aquele que mais se preocupa em passar uma mensagem.

 

 

Pico

Pico

Um jogo multi-janelas. Não, não nos enganámos. Não é multi-monitor, é mesmo só multi-janelas onde estas são usadas de forma a resolver puzzles. Pegando nas janelas de pop-up que nos irritam solenemente na internet, o estúdio indie Digital Dream Quartet conseguiu transformá-las numa mecânica de jogo divertida.

 

 

Porpentine’s Twine Compilation

Porpentine

Compilação de várias experiências de 10 a 25 minutos baseadas em hypertexto que exploram a temática do género e da sexualidade.