Os jogos nomeados para o IndieCade fazem todos anos parte de uma selecção cujo objectivo é encontrar novas formas de transmitir conteúdos, mais artísticos, mais densos, mais inovadores e, principalmente, mais arriscados no universo dos jogos digitais, mas também dos jogos físicos. Alguns vão acabar por se perder no tempo e esquecimento, outros vão ser primeiros passos para outros grandes jogos, e alguns deles vão mudar aos poucos a indústria para melhor. São as ideias de amanhã, agora. Aqui ficam os nomeados, alguns já existentes, outros a caminho, para os quais devem focar a vossa atenção, caso procurem experiências diferentes.

 

Starseed Pilgrim

Starseed Pilgrim

Uma espécie de FEZ em 2D, mas sem o mau feitio de Phil Fish. Um jogo minimal que nos promete que o Universo é maior que nós.

 

 

Super Time Force

SuperTimeForce

Um sucessor espiritual de Contra que introduz o controlo do tempo na equação, dando-nos a possibilidade de voltarmos atrás no tempo, fazer spawn de um novo personagem e jogarmos lado a lado com os nossos “eus” anteriores. Uma grande confusão ou uma mecânica genial é o que podemos esperar deste que é provavelmente o primeiro jogo cooperativo para um jogador.

 

 

That Dragon, Cancer

That Dragon Cancer

O jogo que nos faz engolir em seco. Esta experiência é um contar interactivo da experiência de Ryan e Amy Green enquanto enfrentam a batalha do seu filho Joel de 4 anos e o cancro. Joel continua ainda a batalha que iniciou há três anos e o jogo em desenvolvimento serve não só para o pai (gamedesigner) ter uma forma de lidar psicologicamente com a situação, mas também para levar aos outros o dia-a-dia de um caso destes: as dificuldades, os hospitais, os avanços e os recuos, mas também a esperança. Porque nem tudo é tão cool como o Breaking Bad.

 

 

TowerFall

Towerfall

O menino querido da consola independente OUYA, e aquele que seria a Killer App se a consola vendesse. Um jogo de combate em plataformas para 4 jogadores, com uma jogabilidade hilariante, em que as mecânicas principais são extremamente simples mas com as quais o combate se torna rápido e feroz. Os criadores aconselham os jogadores a jogarem de pernas cruzadas no chão da sala com uma distância entre eles suficiente para se esmurrarem.

 

 

Upgrade Soul

Upgrade Soul

Uma aplicação imersiva que tenta levar mais longe o formato da banda desenhada digital nos tablets. Com a mistura do estilo tradicional com mecânicas mais imersivas, Upgrade Soul é mais uma tentativa de que a passagem deste género de conteúdos para o formato digital não resulte apenas no visionamento de um “pdf”.