Meras semanas após o lançamento de Amnesia: A Machine for Pigs, a Frictional Games lança-nos o isco para a a sua próxima obra. Sem grandes pormenores em relação a mecânicas de jogo, plataformas ou especificidades técnicas, o estúdio opta por atiçar a curiosidade com um site teaser, com apenas um vídeo live-action intitulado “Vivarium”, para já disponível. A Frictional consegue com os pequenos recortes narrativos estabelecer um ambiente de tensão e antecipação, característicos das suas produções.
Aparentemente no espaço, uma tripulação encontra uma estranha máquina composta por um monitor CRT e um aglomerado de fios e cabos, enquanto numa missão de recuperação de material em território longínquo. A máquina, colocada então em quarentena pela sua natureza desconhecida, mostra no seu ecrã, um conjunto de instruções. No vídeo vemos uma das tripulantes enquanto interage com a estranha máquina e grava os resultados para provável análise posterior. O que acontece a seguir é estranho e confuso. A máquina tem um aspecto aterrador, a nossa atenção está ao rubro.
Pela estrutura do site, avizinham-se mais vídeos e informações daqui para a frente, até à final revelação da jogabilidade. Não apreciamos teasers que não mostrem jogabilidade, mas confiamos no bom gosto e principalmente na qualidade da Frictional Games no que toca à criação de experiências. O estúdio percorreu um longo caminho desde o singelo, mas promissor Penumbra. Neste momento são um dos arautos do horror na industria dos videojogos. Estamos prontos para tudo.
Ou talvez não.
[youtube.com/watch?v=lLVOif6CHgE]