E mais cedo do que antecipávamos, surge então o primeiro vídeo de jogabilidade do próximo título de Frictional Games. SOMA segue as linhas de jogabilidade do estúdio, com o foco na experiência de exploração narrativa e não sobre combate ou tiroteios. E se a Frictional nunca escondeu as suas raízes lovecraftianas, o novo jogo parece seguir linhas tortuosas, ao bom estilo de HR Giger.

 

Não é de estranhar tendo em conta que uma das influencias assumidas do artista suíço, são as obras de Lovecraft. A estação de pesquisa PATHOS-2 viu melhores dias, com estranhas anomalia comportamentais a serem reportadas por parte da maquinaria local, tornando-se perigosas e até…maléficas. SOMA é descrito como um conto aberrante de procura científica e sobrevivência, com muita loucura e surrealismo à mistura. Bem como a malta gosta.

O jogo será lançado para PC e PS4 em 2015. Porquê mostrar um vídeo de jogabilidade deste calibre a dois anos de distância do lançamento? Porque a Frictional é doentia e sádica, e gosta de nos ver a sofrer de antecipação pelas pernas a baixo.

Alguns fazem cópias baratas do jogo Slender. Outros recorrem ao susto corriqueiro para nos meter medo. É bom saber que há quem procure ir mais além em termos narrativos, e assustar os jogadores de forma refinada, com jogos de qualidade. E sem estrelas de cinema.

[youtube.com/watch?v=TWHVkMIP1b8]