Quando inicio um jogo em que a personagem é totalmente caracterizável, posso ficar muito tempo a testar cada corte de cabelo, ver cada olhar, a cor do olhar, a boca, o queixo, a espessura do maxilar, o nariz, sobrancelhas e tanto mais. Quando inicio um jogo que sei que vai estender-se durante muitas horas, tento recriar ao máximo uma personagem que me faça identificar de algum modo. Menos um milímetro aqui, mais um milímetro ali, com tatuagem, sem tatuagem. É quase como recriarmo-nos, olhar por um espelho e, desde cedo, antes de começar a longa aventura, sentirmo-nos parte integrante de um universo. Este é o meu “Eu”.

Um exemplo bem destacado que permite a criação de personagens com bastante pormenorização é The Elder Scrolls. Confesso que quando joguei Oblivion e Skyrim, cada criação de personagem demorava mais de uma hora e meia. Outros jogos também mereceram este investimento de tempo, outros RPG neste caso, mas na primeira vez que vi o pescoço de um Argonian (o lagarto) a mexer em Skyrim, deixou-me perplexo. A definição da pele escamada a dobrar-se quando a face virava era impressionante, e as variações de aspecto deste mesmos homens e mulheres-lagarto permitiam assemelhar-se mais a um dragão ou a uma salamandra. Depois disso estavam mais nove raças por testar e escolher. Escolhi o Nord, “children of the sky”, com feições de guerreiro Viking e resistente ao frio pelo hábito de andar pelos glaciares de Skyrim. Desta vez demorei três horas até confirmar a personagem, porque iria estar mais 120 a olhar para a mesma cara. Não arrisquei levar tatuagens na cara!

Skyrim_nord_caras

 

Dos últimos que recordo, devo ter ficado hora e meia com Shepard (mass effect 3) e uma hora com The Boss (Saints Row 4). Depois vem a experimentação de roupas e armaduras, e aí está tomada a passerelle.

Em The Elder Scrolls Online, tal como acontece por exemplo com Saints Row 4 e The Sims 4, vamos poder também alterar a fisionomia do corpo. Magros, com ‘chicha’ a mais ou musculados, teremos larga escolha para transformar ainda mais a nossa personagem. Ficam duas questões: quanto tempo máximo já passaram a escolher pormenor a pormenor a vossa cara metade? E que jogos conseguiram manter-vos a despender mais tempo na criação de personagem?

Fiquem com o vídeo de criação de personagem para The Elder Scrolls Online, o MMO de nova geração da Bethesda que será lançado em 2014: