Algumas e alguns de vocês nunca conheceram uma realidade em que a internet não existia, mas deixem-me assegurar-vos uma coisa: tudo era muito mais lento.

As notícias chegavam-nos via rádio, televisão ou jornal, assim como hoje, mas o único fórum de debate habitual eram as salas de jantar ou as salas dos cafés. Uma vez que todos estávamos frente a frente, raramente a discussão sobre as notícias escalava para o linchamento gramatical. Isto de estar em público refreia os ânimos, a menos que tenhamos em conta um número reduzido de estabelecimentos onde as frigideiras não passariam o teste do algodão.

Se estivéssemos no interior do país, na praia, no campo ou a acampar, o que se passava no mundo era algo que saberíamos uns dias depois. Não havia forma de consultar as notícias no telemóvel, até porque não havia telemóvel de todo. Ir para fora era literal.

zen

 

Não existiam streamings de batalhas furiosas online, não existia a produção de memes segundos depois de um comentário, os trolls tinham cara, ninguém ownava ou pawnava ninguém (simplesmente batia-lhe no recreio), e as Pepas que queriam malas, embora existissem, não tinham como aparecer. Há quem diga que este mundo mais lento era um mundo mais feliz. Eu prefiro dizer que era apenas um mundo diferente.

Esse tempo antigo pode no entanto estar de regresso, pela mão de Minecraft. Na Minecon 2013 (ora aí outra coisa que só é possível nos tempos modernos) a Mojang anunciou uma futura parceria com o Twitch.tv que irá permitir o streaming em tempo real da nossa jogabilidade em Minecraft. Imaginem as possibilidades de relaxamento, introspeção e calma que isto poderá trazer. Da observação Zen de uma jogadora que cava um buraco durante horas, à hipnótica observação de semanas de um jogador a recriar uma cidade qualquer de uma série conhecida, até à sociológica análise de alguém que não faz a mínima ideia sobre o que é para fazer, abre-se um mundo novo e descontraído na internet.

zen02

 

Existem obviamente riscos da observação continuada deste género de streaming. Perdidos que ficamos nas horas e horas de criação é provável que a vossa mente se desvie para outros caminhos e pensamentos, e que aquilo que começou como a curiosidade na construção de terceiros se torne uma viagem hipnótica ao interior de vocês mesmos. Um género de Thin Red Line, ou de 2001 Odisseia no Espaço, mas com cubos. Promete. E caso não gostem de Minecraft, em alternativa têm sempre o Baby TV de madrugada. Os ácidos são da mesma qualidade.