Trocado por miúdos

Não é preciso jogar Skylanders para se perceber que a série tem de estar a fazer algo acertado, a julgar pelos números de vendas, pelas enormes áreas das superfícies comerciais repletas de figuras e pelo desesperado apelo das crianças a pedirem aos pais para comprarem só mais um. O Starter Set de Swap Force foi o meu primeiro contacto com Skylanders e, quando coloquei a primeira figura no portal, estava longe de imaginar que horas mais tarde estaria numa loja a adquirir mais duas figuras para experimentar novas possibilidades. Acabado o jogo, é difícil resistir ao impulso de ir adquirir o resto da colecção.

Skylanders: Swap Force tem muitos méritos e deve ser aplaudido por várias razões, mas a principal é a de ter conseguido mais uma vez trazer inovação para um género que ele próprio criou. Se em Giants a inclusão de novas figuras maiores trouxe mais diversidade, a mecânica física de troca das figuras em Swap Force consegue reinventar o jogo. Dos novos personagens, 16 podem trocar e partilhar a parte de cima e de baixo entre si, possibilitando a criação de mais de 250 combinações diferentes. A forma como isto é possível é uma enorme surpresa, pois esperamos que seja um sistema de encaixe que permita a troca, mas o que permite cruzar os Skylanders é um sistema de ímanes que facilmente solta as duas peças e com a mesma rapidez as “encaixa” novamente. É imenso o prazer que se consegue a separar rapidamente duas figuras para criar um terceiro elemento a colocar no portal. E é algo que não deixa de dar um enorme gozo mesmo depois de várias trocas.

Nós, os esquizofrénicos, nos apresentamos.

Nós, os esquizofrénicos, nos apresentamos.

 

Esta nova mecânica é o que provoca um impulso tão grande, até num adulto, de adquirir mais bonecos. Ao longo de toda a campanha várias áreas só são acedidas por combinações específicas de dois Skylanders Swap diferentes. A vontade de visitar e experimentar todos os locais e níveis faz com que a aquisição de figuras se torne uma vontade útil e não apenas puro colecionismo.

O outro grande mérito de Swap Force é não ser um jogo padronizador e preguiçoso. Skyanders respeita as crianças que são o seu público, acreditando que elas são suficientemente destras e inteligentes para ultrapassarem mecânicas mais complexas. A atenção ao detalhe com que o faz, e o enorme trabalho visível na criação das muitas e diversificadas áreas e elementos, eleva a qualidade deste jogo e torna-o num dos melhores e mais elaborados jogos que o público infantil pode experimentar.

Ao longo de uma campanha extensa para o género, o jogo assenta principalmente num combate frenético corpo a corpo que varia conforme as capacidades dos diferentes Skylanders. Existem personagens que são mais físicos na proximidade, outros que preferem a utilização de projéteis, os que são mais ágeis e os que são mais fortes, possibilitando variados estilos de combate simples de aprender e utilizar mas afinados e equilibrados. Ao longo da aventura, um sistema de progressão permite ir adicionando capacidades extra, com a novidade de podermos fazer upgrades diferentes para a parte superior e inferior dos novos Skylanders. Este novo sistema de troca proporciona ainda a combinação de estilos de combate diferentes, onde podemos por exemplo utilizar a parte de baixo de um personagem mais veloz como o com a parte de cima de outro com mais poder de fogo.

Uma pouca vergonha...

Uma pouca vergonha…

 

Existem várias áreas que não são de combate e que são específicas de determinados tipos de figuras. Estes mini-jogos dependem das habilidades diferentes de cada uma das novas figuras e cada uma tem a sua jogabilidade. Por exemplo, a teleportação conduz a um jogo de passagem rápida entre superfícies de uma grelha que aparecem e desaparecem; a escalada permite subir paredes enquanto se evitam obstáculos em queda; ou a velocidade dá lugar a corridas vertiginosas. Estas são apenas algumas das 8 habilidades diferentes que podemos colecionar. Para além destes níveis, existem áreas de plataformas que apenas podem ser acedidas pela combinação de dois Swap Forces diferentes. É aqui também que reside muito do ímpeto de voltar à loja.

Swap Force é também um jogo com muito estilo. A nossa aventura é acompanhada por um comentador que empresta um enorme ritmo à progressão, seja anunciando que um determinado género de Skylander é mais forte naquela área ou apresentando um novo inimigo com um destaque quase televisivo.

Existem bons momentos on-rails que vão certamente surpreender as crianças e algumas áreas de puzzles simples proporcionam desafios mais lógicos à campanha. Algumas secções do jogo chegam mesmo a surpreender um gamer adulto experimentado pela sua elaborada e cuidada construção, como o ataque de uma enorme cobra, ou uma luta de boss que mistura um número de teatro musical. As batalhas finais em cada uma das várias áreas de jogo são épicas mas de dificuldade muito acessível. Por essa razão, as crianças mais velhas podem se quiserem aumentar a dificuldade do jogo.

Existem manhãs assim.

Existem manhãs assim.

 

O jogo conta ainda com divertidas e intensas arenas de combate, separadas da campanha, que funcionam por vagas de inimigos e permitem a utilização de power-ups e diferentes configurações que vão mudando ao longo dos rounds. Estas áreas podem ser jogadas em cooperativo e aumentam a longevidade do jogo. Longevidade é aliás outra das características de Swap Force. Quando terminamos a campanha recebemos o aviso que “A tua aventura com os Skylanders ainda agora começou”. Fazer upgrades a todas as personagens é tarefa para vários meses, e sempre que comprarmos um novo Swap Force vamos ter novas áreas e mini-jogos para explorar. Modos de pontuação, modos de tempo cronometrado, 42 zonas especiais para personagens Swap, mapas de missões de bónus adicionais e montanhas de troféus para alcançar garantem que este jogo proporcionará muito tempo de diversão.

 

O melhor: A mecânica de troca das personagens Swap Force; Sistemas de combate afinados e recompensadores; A banda sonora; O ritmo da aventura; As arenas de combate.

O pior: O preço elevado das figuras Swap; Ausência de localização para Português.

Skylanders: Swap Force é um dos melhores jogos existentes para o público infantil, e um jogo que respeita esse mesmo público, entregando-lhe mecânicas de combate desafiantes e afinadas, com um enorme trabalho e qualidade em todos os elementos do jogo. A nova mecânica de mistura entre as diferentes partes dos personagens e o facto de certas áreas só estarem acessíveis a determinadas combinações de figuras, provoca um enorme impulso de colecionismo e aumenta a longevididade do título. Skylanders: Swap Force consegue superar a difícil tarefa de manter a qualidade e diversidade da série com uma acertada estratégia: Respeito e reinvenção.  

 

(versão analisada: PlayStation 3.)