Por vezes é preciso errar para aprender. Quando o Rubber Chicken arrancou há cerca de dois anos e meio fizemos uma das nossas bandeiras o facto de não usarmos pontuações nas análises aos jogos.

Usar uma nota numérica, ou outro qualquer sistema de classificação, sempre nos pareceu extremamente redutor para apreciar um videojogo. Por outro lado, os sistemas de classificação estão de tal forma desvirtuados que um jogo com a nota 5 numa escala de 10 já é um falhanço a evitar. Se formos comparar com o sistema de classificação e crítica de cinema (também de si muito redutor) um filme de três estrelas, o “5” da anterior tabela, é um filme mediano mas aconselhado.

Algures no nosso percurso, o Rubber Chicken deixou-se levar por prioridades que nunca deviam ter sido as nossas. Por forma a facilitar a publicação das análises do Rubber Chicken por parte das editoras que nos enviam o jogo para análise, colocámos o sistema de classificação. Desta forma aumentávamos a nossa hipótese de ver a nossa nota figurada nas redes sociais dos jogos, nos anúncios de revistas ou até na contracapa das caixas com edições nacionais de videojogos.

A verdade é que realmente isto facilitou as menções e talvez até nos tenha conseguido mais visitas. Mas a outra verdade, muito mais importante, é que não “dormíamos”de consciência tranquila. Entregar uma nota é o processo mais doloroso de uma análise, se respeitarmos o trabalho de todos os que no seu desenvolvimento trabalharam. Em todas as análises, em toda a equipa do Rubber Chicken, nunca nos arrependemos de nada do que já escrevemos, mas já nos arrependemos várias vezes da nota dada (seja para cima ou para baixo).

O Rubber Chicken resolveu assumir o erro e voltar atrás. Decidiu ter a coragem de sacrificar a visibilidade das análises para honrar o compromisso que aqui nos trouxe: tratar os videojogos de uma forma original e irreverente, mas também mais madura, mais pensada e mais responsável.

Todas as notas foram apagadas das análises. Mantém-se os pontos positivos e negativos, e a conclusão final, como forma rápida de perceber a nossa opinião em alternativa a ler todo o texto. Não voltaremos a atribuir uma nota nas análises.

Basicamente, we grew a pair.

Grow a Pair