Malleus Malleficarum
Quando comecei a sentir algumas movimentações pela internet que falavam simultaneamente de “esmagar” e “bruxas” pensei de imediato que alguém se divertiou a criar uma interpretação literal e interactiva do manual criado por Heinrich Kramer, mas vendo bem as coisas não é bem essa a realidade.
Afinal Smash IT! Adventures é um jogo mobile feito por um jovem estúdio português, o Bica Studios, e que à primeira vista tem sabido conquistar as redes sociais (e alguns media) com o visual enternecedor da protagonista, Agnes. Mesclando uma Sabrina com um visual chibi que vai esmagando monstros pela floresta, qual batedor hiperactivo da MBL, Smash IT! Adventures sabe cativar-nos desde o primeiro instante, em que achamos que tudo são rosas, até aos níveis finais (por ora) em que nos vemos a espumar da boca.
Parece-me que o primeiro ponto de alguma inteligência do estúdio é ter percebido a estética vigente nos grandes sucessos do mercado mobile dos últimos meses e ter criado um visual apelativo o suficiente para tentar captar a atenção na montra sobrelotada da App Store e da GooglePlay.
A minha política pessoal em relação a mobile games é muito específica, tal como falei na análise do Zombie Apocalift. Mais do que tudo, pelas já duas décadas e meia a jogar videojogos, o que me compele a jogar um jogo do mercado móvel é a honestidade da companhia de me permitir ter perícia suficiente para jogar o jogo (e ultrapassar-me e ultrapassá-lo) apenas com o meu próprio mérito. Sou, e sempre serei, um gigantesco opositor das microtransações e acredito que falta muito para que o mercado como um todo repudie este modelo de negócio. Compreendo, é claro, que para jogos gratuitos este modelo seja uma das poucas formas de tornar o negócio rentável e ter alguma competitividade num mercado pejado de títulos. Ainda assim sempre considerei o modelo pay-to-win uma pulhice da parte de algumas companhias, e dos quais fugia como um vampiro foge do Sol (a menos que sejamos um rapaz cheio de purpurinas criados por uma mórmon sem nada para fazer). Felizmente que Smash IT! Adventures não é um desses casos. É um jogo progressivamente difícil, com níveis de verdadeiro pesadelo, mas do qual posso atestar ser possível passar de uma ponta à outra sem recorrer a qualquer pagamento. O que significa que o jogo foi equilibradamente concebido de forma a que consiga ser abrangente a diversos tipos de jogadores e a diversos tipos de perícia, o que simultaneamente respeita os que almejam em ultrapassá-lo sem qualquer tipo de ajuda, e também àqueles que têm de recorrer a power-ups para o terminar.
É um jogo simples do ponto de vista de mecânica e que vos causará algumas dores nas pontas dos dedos pelo frenetismo de esmagar os Blarghnis, dos mais simples aos mais complexos. Para além desta mecânica de Whac-a-Mole, em que cada toque nosso esmaga um monstro (sendo que alguns necessitam de 2, 3, 4 toques para serem eliminados). Mas se tocarmos num monstro de boca aberta (e ultrapassarmos a viscosidade monstruosa que se cola aos dedos), os Blarghnis atiram-se para o ecrã, tapando a nossa visibilidade como neve no pára-brisas. Por outro lado se deixarmos que as criaturas se aproximem de Agnes, teremos (literalmente) de os enxotar com os dedos e impedir a pequena bruxa de ser dominada por Blarghnis, sob risco de perdermos o nível.
Num estilo a relembrar os Flickies que são salvos do interior de cada criação do Dr. Robotnik em Sonic the Hedgehog, de dentro de cada Blarghin esmagado por nós é salvo um pequeno animal. E é a combinação de cinco animais da mesma cor (salvos por nós) que nos vai trazendo feitiços que em muito facilitam os níveis (em especial nos níveis após o vigésimo, em que vagas quase impossíveis de derrotar nos preenchem o ecrã).
O melhor: o visual; as mecânicas, simples, mas apuradas; a dificuldade; totalmente gratuito e ultrapassável sem qualquer microtransação.
O pior: ainda possui pequenos bugs de toque na selecção de níveis).
Sempre que o fado nos assola e pensamos que em Portugal nada se passa, é necessário vermos casos de jogos gratuitos que encaram cara-a-cara produções internacionais. Smash IT! Adventures é um jogo simples, viciante, e para mim, o grande ponto a favor é a sua dificuldade. O desafio progressivo que o jogo nos vai apresentando consegue responder às necessidades de diversos tipos de jogador e terminá-lo sem microtransações equipara-se a um dos 12 trabalhos de Hércules. Como uma banda-sonora e efeitos audio que complementam e bem o visual altamente apelativo e colorido de Smash IT! Adventures. E sendo grátis, porque não experimentar?
P.S.: (aviso de momento de gabarolice) Consegui terminar o modo aventura em 35 minutos. Alguém confirma que poderei ser, por enquanto, o detentor do record do jogo?
Smash IT! Adventures foi jogado em iPad, mas existe também disponível para Android.