Um dos maiores franchise da Microsoft, se não o maior, vai voltar em 2015 pela época do Outono. “Falei sobre uma ‘viagem’ [durante a E3 2013], ao invés de um destino”, disse Bonnie Ross, director geral da 343 Industries “e que a viagem definitivamente começa em 2014 com um salto gigante, em vez de um pequeno passo.”
Halo 4 teve uma impressionante direcção artística, das melhores que se podem apreciar na Xbox 360. Tudo foi melhorado com a adição de Prometheans, com mais exploração que veio derrubar os jogos FPS lineares do momento e com o afinar de todas as Mecânicas de combate. Podemos considerar Halo 4 um dos melhores shooters de sempre. E o que será de Halo 5? Explica Ross: “ irá incorporar as coisas que aprendemos com Halo 4 sobre tecnologia, estética, desempenho e escala – e talvez mais importante, compreendendo e abraçando uma comunidade de jogadores que amam o que está no coração deste jogo, e o ilimitado potencial do universo de Halo “. É esperado que Halo 5, por ser o menino querido da Microsoft e um topo de vendas, faça um maior aproveitamento das capacidades da Xbox One, com um novo motor de jogo aperfeiçoado.
A Microsoft tem planos para projectos Halo que servirão de prefácio para Halo 5: Guardians, além do projecto com Steven Spielberg para séries de acção que vão ser lançadas pela mesma altura de Halo 5. Mais detalhes serão apresentados na E3 2014 durante a conferência da Microsoft, no dia 9 de Junho.