NOTA: Este artigo contém spoilers.

“Os jogos Fallout são melhores quando as escolhas são – e isto aplica-se aos RPG em geral, mas Fallout é um mundo mais desesperante – mais agonizantes”, disse Josh Sawyer, director-chefe de Fallout: New Vegas. “São mais apropriadas para o género pós-apocalíptico. Portanto espero que dependendo das voltas e reviravoltas que a história dê, seja mais subtil do que uma escolha a preto e branco”. A afirmação de Sawyer deriva do que gostaria de ver no próximo jogo da série, nomeadamente Fallout 4.

Sawyer passou a explicar que muito do seu trabalho em New Vegas foi tentar fazer dessas escolhas significativas e com um certo impacto. Como por exemplo a escolha entre quem deveria governar: Mr. House; Caesar; NCR ou matá-los a todos e deixar Yes Man a dirigir Mojave, controlando o exército de robôs PDQ-88b Securitron. Porém, certas escolhas fazem depender-se de outras, e agir consoante a vontade de um deles resulta em missões falhadas. E é nesse momento que o jogador, ao olhar para a mensagem que a missão ou várias missões não podem ser concluídas, volta atrás e faz load do jogo. Portanto, pensamos, até que ponto devem ser estas escolhas difíceis e até que ponto devem intervir no desenvolvimento da história?

Muitos são os jogos que oferecem finais diferentes dependendo das acções do jogador, designados por final múltiplo, como é o caso de Far Cry 3, Beyond: Two Souls ou Dragon Age, por exemplo. Mas nenhum destes “avisa” o jogador que perdeu a oportunidade em concluir determinadas missões ou perdeu parte de uma história. Quando Sawyer se refere a escolhas, não implica apenas os finais do jogo, porque Fallout: New Vegas está pregado de escolhas. Matar ou salvar; roubar ou comprar; oferecer ou cobrar; entrar pela porta da frente ou pelo atalho; ser bom ou mau; e melhor que tudo, poder explorar Mojave de norte a sul sem implicações na história e encontrar um trio de extraterrestres (Só porque sim). Já em Fallout 3 havia uma escolha difícil: explodir com Megaton e ter uma visão apoteótica do acontecimento ou deixar a cidade em paz, um porto seguro para a nossa personagem.

Para Sawyer, “Algumas pessoas querem atravessar o deserto [wasteland] como um turista, o que é óptimo – não querem propriamente que seja super-difícil. Elas querem que seja interessante e envolvente, e elas querem ver um monte de coisas interessantes e passar por uma história interessante. E isso é bom.” Acrescenta ainda que “Pessoalmente eu gosto que as coisas sejam um pouco mais desafiantes, e há um segmento de jogadores que também o querem. Eu não tenho qualquer dúvida nisso”.

Fallout: New Vegas teve indubitavelmente mais escolhas difíceis que Fallout 3, principalmente pela sua conclusão. E pode ser mais desafiante no momento que devemos decidir o futuro de New Vegas, mesmo que tenhamos mais afinidade com certas facções do que outras e o curso da história nos leve a manter mais ligação com uma facção do que outra. O que será que nos reserva Fallout 4? Será mais ou menos difícil, com decisões de forte impacto na história? Deverá sancionar facções ou levá-las à glória? O certo é que deverá ter menos bugs.

Fallout

Fonte: Eurogamer.net