É comum que grande parte dos RPG, sejam de acção ou por turnos, tragam um visual nipónico, amplamente influenciado pelos manga mais clássicos e contemporâneos e que demarcam um subgénero, os JRPG. Sendo que o subgénero deve a sua nomenclatura não só à localização geográfica de onde grande parte dos jogos provêm, mas porque estilisticamente se separam dos restantes RPGs com um visual dito “Ocidental”.

É com essa estranheza em mente que podemos encontrar pelos meandros do Kickstarter um projecto que respira tanto o Japão, a sua cultura, a sua estética, e as suas influências, que apenas não o é por estar a ser criado pela francesa Ynnis Interactive. Shiness (leia-se xái-néce) é um promissor RPG com um visual que nos traz a ambiência semelhante à de Myiazaki cruzado com a vibrância algo pueril do primeiro Fable. A qualidade do seu visual cel-shaded faz-nos pensar que a sua produção está a cargo de uma grande companhia, e não de um pequeno estúdio independente que procura 100,000$ para a sua execução.

A grande aposta que percebemos dos seus criadores –  e que é simultaneamente a grande arma que lhes permite estar a 90% do financiamento – é a verdadeira percepção que o manga (e as consequentes adaptações a anime) massificaram-se tanto que são elementos vendáveis por si só, trazendo ao mesmo tempo a visão dos temas e estéticas em voga nos dias de hoje. Para além de se apresentar como um RPG de exploração e acção, o jogo incorpora não só um visual mais furry dos seus personagens (este visual tipicamente nipónico de seres antropomórficos e peludos é um dos mais usuais nesta subcultura) e trazendo um combate de acção e artes marciais próximas dos colossos universais que são Dragonball e Naruto, onde o Kung Fu assume um papel preponderante. Porque muitas vezes o que separa uma boa ideia financiada de outra que não o é, é a simples percepção do mundo que nos rodeia e sob que olhar está o mercado a ser observado.

Este projecto encontra-se em Kickstarter até dia 8 de Junho de 2014.