A sala de aula transformada em RPG
O facto de agora podermos jogar RPGs na sala de aula, só vem confirmar que eu nasci umas décadas mais cedo do que era suposto. Pelo menos foi isso que senti quando vi que existe um programa de aprendizagem baseado num RPG, chamado Classcraft.
Classcraft foi criado e desenvolvido por um professor de física chamado Shawn Young, com o intuito de motivar e melhorar o desempenho académico dos seus alunos, através do reforço positivo e negativo.
Os alunos podem escolher uma de três classes e criar o seu personagem de acordo com o caminho pretendido, sejam Guerreiros, Magos ou Curandeiros, cada um tem a sua especificidade, inerente à qual recebem as suas “recompensas” que podem ser mais tempo para terminar um exame, comer na sala de aula, ou a minha preferida, teleportar-se para fora da mesma.
Os alunos podem seguir as estatísticas do seu personagem através de dispositivos electrónicos portáteis e acompanhar em tempo real o que se passa na aula/jogo, ganhando pontos de experiência e recebendo recompensas por bom comportamento e ajudar os colegas, ou punição por estar distraído, ser disruptivo para a aula ou fazer bullying aos colegas.
Como experiente jogador de RPGs, acho que é uma iniciativa extremamente interessante, e segundo alguns testemunhos, serviu inclusivamente para recuperar “casos-perdidos”… Nesta sociedade em que cada vez mais os jovens têm dificuldade em focar a sua atenção por mais do que 5 segundos seja no que for, esta nova abordagem parece-me uma lufada de ar fresco nas técnicas de ensino contemporâneas e adaptadas às novas tecnologias.
Esperemos só que este sistema não chegue à Secundária Carolina Michaelis…