Não há muito para dizer sobre a conferência da Electronic Arts, que aconteceu após a abertura da E3 pela Microsoft. Não há muito para dizer porque a empresa não tinha muito para mostrar, e por conseguinte não captou a mesma magia do ano anterior, que foi talvez a melhor conferência do ano de 2013. Era de esperar estar dividida entre dois grandes focos: nos jogos de desportos e na continuação de algumas franquias. Iniciou-se com um trailer de desenvolvimento de Star Wars: Battlefront, mas sem ainda demonstrar qualquer conteúdo jogável, capturando mais os momentos da equipa a trabalhar no projecto e no percurso inicial da criação do jogo.
Seguiu-se Dragon Age: Inquisition, em que nos colocamos na pele de inquisidores e lideramos um grupo de quatro personagens como nos antecessores deste franchise. Cameron Diaz, perdão, Cameron Lee, produtor de Dragon Age: Inquisition, falou do design de combate e das tácticas de combate. “Há todo um conjunto diferente de mecânicas de locomoção e de movimento, que são um desafio.” Disse Cameron. No entanto, este que poderia ser um dos pontos mais fortes da apresentação, não agitou muito a plateia. O combate tem novas features mas não pareceu uma renovação convincente, embora os cenários e o Storytelling prometam ir um pouco mais além.
A maior surpresa da apresentação é a aparição da BioWare com um novo Mass Effect, talhado para a nova geração com um visual excepcional. Focaram o poder das novas consolas, do que podem realizar com novas ferramentas e que será um IP completamente novo. Mass Effect é um dos jogos mais esperados para ver o verdadeiro potencial das consolas de nova geração e dos PC.
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Dos desportos foram anunciados vários títulos que costumam seguir uma linearidade de ano para ano: Madden NFL 15; NHL 15; FIFA 15; PGA Tour e UFC. Este último foi demonstrado com as artes marciais de Bruce Lee com a lendária frase “Se coloca água num copo, ela torna-se o copo; se coloca água numa garrafa, ela torna-se a garrafa (…) Seja água, meu amigo”. NFL e NHL são títulos mais direccionados para o público americano, onde há bastante consumo, pela sua cultura. Madden NFL 15 introduz melhorias nas físicas e na defesa, enquanto NHL focou-se mais na melhoria de gráficos aproximando-se mais ao realismo.
FIFA 15 orgulha-se em apresentar que as bandeirinhas dos cantos vão mexer quando tocadas com a bola [gritos de histerismo]. A conversa foi uma repetição exacta de FIFA 14: (ler com voz grave e arrastada) Emotions. Os futebolistas em FIFA 15 vão ter mais emoções, atirar-se para o chão a rezar, e contextualizando de imediato as reacções com a acção em jogo. E, beware, um público mais activo e mais vivo do que antes.
Mas o momento mais WTF da conferência da Electronic Arts não foi com FIFA 15. Foi com Sims 4, com um público pago para estar nas cadeiras a gritar histericamente. Sims 4 aposta mais na criação dos Sims, na variação de personalidade e tivemos uma nova exposição de jogabilidade muito centrada nas consequências que reflectem do carácter de cada Sim. Este simulador da vida real está mais direccionado para acontecimentos estranhos e para as interacções entre Sims, em que o modo como interagimos com os outros Sims depende muito do nível em que nos encontramos e pode desencadear situações imprevisíveis. Imprevisível é também o sucesso de vendas.
A Electronic Arts aposta também num MOBA: Dawngate. Mais um League of Legends, dirão. Mas a grande diferença é que os jogadores poderão escolher e controlar todos os heróis, permitindo as equipas trocar consoante quiserem e experimentarem diferentes unidades por jogo, com cada mapa sustentado numa história própria.
Mirror’s Edge 2 era um dos títulos mais aguardados para esta apresentação. Num ambiente minimalista, de brancos, pretos e vermelhos, Mirror’s Edge 2 retêm muito do seu antecessor com movimentos parkour em primeira pessoa e combate corpo a corpo de rápida abordagem.
E para terminar, foi demonstrado cerca de 6 minutos de jogabilidade de Battlefield: Hardline. Policias contra ladrões num eufórica perseguição e destruição, atestou que o jogo promete ser divertido como multijogador.
Neste ano de 2014, a Electronic Arts não trouxe muito de novo, pelo menos mais do que era aguardado. Em apenas uma hora mostrou todo o conteúdo que tinha para mostrar, dedicando-se muito aos jogos de desportos, de simulação, e só trazendo algo um pouco mais exaltante para os fãs: um novo Mass Effect que promete alavancar a capacidade da nova geração.