Na constante luta das diversas companhias por qual “ama ainda mais os indies” não poderia faltar os trechos dedicados ao mercado independente. Seja conferência ou apresentação digital (como a da Nintendo) não poderia deixar de faltar a atenção dada a este mercado.
Na Nintendo eShop, tanto para a 3DS como para a Wii U, serão lançados uma série de jogos promissores, alguns que já conhecíamos do PC, e outros que serão também lançados pela Sony e Microsoft, dos quais destacamos Guacamelee! Super Turbo Championship Edition, Teslagrad, Citizens of Earth, Blast’em Bunnies, Wooden Sen’sey, Cubemen 2, Pier Solar and the Great Architects, Woah Dave!, Nijilumbra, Tengami, Chariot, Shovel Knight, Stealt Inc. 2, A.N.N.E. e Starwhal.
Mas há uma série de jogos que estarão apenas disponíveis na eShop e que merecem o nosso destaque a começar por
Phoenix Wright Trilogy
Sempre dissemos que conseguir encontrar a trilogia original em qualquer retalhista português era uma verdadeira dor de cabeça. E para responder a isso, e também aos fãs que desejam rejogar o jogo em HD e com gráficos 3D, ou para aqueles que o querem jogar pela primeira vez. Uma trilogia obrigatória para quem valoriza a escrita como ponto essencial de qualquer manifestação criativa: Phoenix Wright Trilogy é um desses exemplos.
Affordable Space Adventures
Um jogo que promete utilizar as potencialidades do Game Pad da Wii U, e que nos traz uma exploração espacial com uma nave de orçamento reduzido. Dir-se-ia que é a versão NASA dos chineses. O que nos parece logo à partida é que se trata de um jogo difícil que mistura puzzles e exploração furtiva coma tecnologia de ponta das lojas dos 300.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J3HLYTpnKv0&w=720&h=396]
Gunman Clive 2
Depois da genialidade do primeiro, Gunman Clive promete trazer uma maior criatividade a roçar a loucura, em que teremos pandas, samurais, neve, dinossauros, mechas, ninjas e o José Castelo Branco num setting de western spaghetti como o jogo original.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-UhbgNCwW3Q&w=640&h=390]
Shantae and the Pirate’s Curse
O terceiro jogo da série traz-nos um dos melhores exemplos do revivalismo dos velhos jogos de plataformas de 16 bits que ainda hoje povoam as nossas mentes e os nossos corações. Lamechices postas de parte, Shantae promete mais uma vez demonstrar-nos as possibilidades de experimentação com o seu setting oriental, na habitual vibrância cromática que a WayForward já nos habituou.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8-HnwpfdfI0&w=640&h=390]
Siesta Fiesta
Um caso estranho de Guacamelee-meets-Arkanoid-meets-Bedknobs-and-Broomsticks. É a ressaca de uma noite de copos numa vila mexicana, em que nem sequer nos levantamos da cama. É aliás a cama a grande protagonista do jogo, enquanto impedimos bolas de caírem no chão. O Arkanoid que gosta de borgas ou o Breakout viciado em pinhatas, Siesta Fiesta parece um twist engraçado a um género que pareceu já ter dado tudo.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=bTdr-WGBLqs&w=640&h=390]
Como já atestamos anteriormente, a eShop continua a ser um grande ponto de encontro de grande jogos independentes, do mais casual ao mais “pesado”. Esta E3 não poderia deixar de ser um desses exemplos, ainda que nos pareça que a balança pende um pouco mais para os jogos indies multi-plataformas do que para os exclusivos da Nintendo. Ainda está para chegar o Fez ou o Pap and Yo da eShop, aqueles jogos indies exclusivos da Nintendo que todos os concorrentes também quererão.
Comments (9)
Achei estranho não aparecer o Shovel Knight que está aí a sair! Muito interessado em comprar esse jogo. Um dos primeiros jogos do Kickstarter a saltar assim para consolas portáteis/caseiras.
Olá Nirvanes! O Shovel está apenas mencionado ali em cima e de certeza que após o lançamento vai ter um artigo só para ele, tal é a ansiedade para o jogar. O artigo descreve apenas os exclusivos da Nintendo mais ao pormenor. Daí o título. ;9
Também estás à espera? :) Porreiro, estou ansioso para encontrar pessoal no streetpass com o jogo, deve ser lindo ver as sequências dessa funcionalidade!
Eu sei que foi mencionado ali mas achei que na conferência devia ter sido dada alguma relevância.
E achei um bocado parvo a Trilogia AA aparecer como indie!
Começo a achar que o título “Os exclusivos da Nintendo eShop” era mais longo mas mais certeiro. Até eu acedi a incluir o meu amado Phoenix Wright no rol. Mas os leitores não podem MESMO perder a oportunidade de o comprar.
Eu comprei o primeiro há coisa de um ano, usado. Mas infelizmente fui roubado e a minha 3DS foi junta com essa preciosidade sem o ter terminado.
Depois voltei a jogar desta vez num emulador para o smartphone, e quando terminei passei directamente para o novo quando consegui comprar a minha segunda 3DS vários meses depois… Provavelmente vou comprar a trilogia apesar de ter torcido por uma versão física! Mas preciso mesmo de jogar os outros e desde que joguei Hotel Dusk e 999/VLR que sou um confesso fã de visual novels!
(já não dá para carregar em Responder, portanto começo uma nova thread):
Já me fartei de assumir que Ace Attorney é a minha série de videojogos favorita da década passada. Obrigatório, bem-escrito, bem-desenvolvido. Deverá ficar na tua wishlist para a 3DS!
Bastou jogar um para ficar super fã. Gostei mais do último pelo twist final mas vou seguir a série! Agora fala-se que a Capcom vai ser comprada… que nada interfira com o bem do AA.
Esperemos que não. Só nesta esperar por uma tradução de Miles Edgeworth 2 enquanto esperamos por novidades.
Os fãs já fizeram um mod com a tradução, podes procurar na net se desejares muito! Duvido que o tragam para cá!