Costume  Quest é um RPG criado pela produtora Double Fine Studios, que representa as aventuras de alguns miúdos durante a noite de Halloween, enquanto tentam adquirir doces.

Parece um conceito relativamente simples e inócuo, não fossem esses mesmos miúdos transformados conforme os fatos que vão adquirindo, como por exemplo um fato de cavaleiro medieval, super-herói, etc. E com eles ganhando novas habilidades dentro do jogo. Devo admitir que é um conceito bastante engraçado e cujas especificidades têm potencial para proporcionar momentos bem divertidos.

Foi isso mesmo que os developers do jogo decidiram fazer, criando o que Greg Rice, publishing manager da Double Fine, apelida de “personagem mais inútil da história dos RPGs”… Este “personagem” é tão somente um milho doce ou candy corn como lhe chamam os nossos amigos estado-unidenses.

Então quão inútil é este milho? Simples, inútil ao ponto de não fazer absolutamente nada… a não ser, ser constantemente gozado pelo próprio jogo pelo facto de ser tão inútil e dar um achievement para quem for realmente louco ao ponto de completar o jogo com ele. É só isso!

O bullying tem sido um tema recorrente nos meus artigos ultimamente, por isso só faz sentido que o jogo seja um bully para o pobre milho doce… Aliás todos nós já tivemos os nossos momentos milho doce. Voto para que se mude a designação de inútil para milho doce… Imaginem as conversas ao pé da máquina do café no escritório: “Epá, o Gonçalves é um milho doce de primeira! Rais’partam aquele milho doce de uma figa!”

Costume Quest está disponível no Steam por €9,99.

https://www.youtube.com/watch?v=90dj7Hgi7fM