E os Miis duram mais tempo que os peixes!

É curioso como um jogo no qual a interação do jogador é mínima pode ser o titulo mais jogado diariamente na minha 3DS. Mas a verdade é que “jogado” é uma palavra que se aplica apenas duma maneira superficial neste caso, pois Tomodachi Life é mais “observado” do que propriamente “jogado”.

É um fenómeno difícil de descrever, mas existe no ser humano um qualquer fascínio em observar a vida a acontecer à sua volta: desde a romântica contemplação do poeta face à vida quotidiana ao mais recentemente fenómeno dos reality-shows. Tomodachi Life é isso mesmo, uma contemplação de um quotidiano bizarro que inclui o jogador e os seus amigos como personagens principais. Todos os dias há uma inexplicável compulsão de ir ver “se está tudo bem” no mundo paralelo que existe dentro da nossa 3DS, talvez seja até uma manifestação de um instinto primordial de proteger e preservar tudo o que tenha a nossa imagem – um pouco como o instinto que nos leva a proteger os bebés e pessoas debilitadas.

Costumava dizer em conversas de café regadas de cerveja que a televisão é o aquário da nossa geração, as pessoas simplesmente sentam-se em frente da caixa-mágica e desligam o cérebro. Parece que eu encontrei o meu novo aquário, e é bastante mais divertido do que 90% da programação televisiva.

Mii aquarium