Uma análise a Tree Simulator 2013: Treeloaded
Enquanto as sábias palavras deste meme ecoam pela minha mente, recupero-me da experiência transcendental que foi jogar Tree Simulator 2013. Por apenas 1,99€ conseguimos um patamar de esclarecimento existencialista sartriano que não estava reflexivamente ao alcance da nossa vivência quotidiana. Se o pensamento precede a essência, como defendido por Sartre e Heidegger, então Tree Simulator 2013: Treeloaded resume-nos ao mais básico dos pensamentos humanos, aquele que é antecedido pela nossa própria compreensão do que nos rodeia e ao Absurdo simples de que o mundo só significa aquilo que nós lhe atribuímos como significado. Podemos encarar, de forma lata que o Outro é a personificação do nós-árvore, e é essa a nossa forma de experienciármos o mundo. Simplesmente pelo Olhar do Outro, que somos nós, e que somos, em Tree Simulator 2013: Treeloaded, uma árvore. Observar o mundo do ponto de vista de uma árvore é em si mesmo a forma de ultrapassar a angst existencialista, a angústia humana que nos consome e que pesa a responsabilidade diária da nossa condição humana. Pela mão da magnum opus da Hero Games, atingimos a autenticidade de nos recriarmos enquanto árvore, de nos despirmos do desespero humano e atingimos a liberdade de não ter responsabilidades. Numa atitude quase niilista renegamos a nossa condição para melhor a observar. Pouquíssimos jogos têm este condão de nos elevar para além do determinismo da forma, dos grilhões que nos constrangem a ideias pré-formatadas e de normas sociais pré-impostas. E é nisto que Tree Simulator 2013 é único: enquanto humanos podemos usá-lo para nos definirmos, para atingirmos a libertação dos sentimentos de impotência e solidão que nos são intrínsecos. Afinal, somos apenas uma árvore.
Filosofias à parte, Tree Simulator 2013: Treeloaded é um jogo em que somos uma árvore e em que conseguimos rodar a câmara apenas no espaço da nossa visão central e ver os dias a passarem. É isto. Obrigado e boa noite.
O melhor: somos uma árvore, transcendemos, jogo potencialmente infinito.
O pior: poderá tornar-se repetitivo após 10 segundos.
Tree Simulator 2013: Treeloaded é a maior potência filosófica nos videojogos. Ou é uma das maiores chamadas de atenção ao exagero que os simuladores de videojogos têm chegado, enunciando-o com o extremismo de simularmos algo que não podemos controlar. Preferimos pensar que a primeira hipótese seja a mais correcta e que finalmente tenham criado o maior exemplo contemporâneo de abstracção multimédia. Genial? Sim. Duma genialidade que é fortemente enraizada na Terra.
Tree Simulator 2013: Treeloaded é um exclusivo PC.