O neto pouco divertido de Excitebike
É claro que nem sempre um descendente vive para cumprir as expectativas criadas pelos seus antecessores. E também é um exagero a priori considerar Toy Stunt Bike como algo parecido com o clássico Excitebike, sem ser pelo facto de que conduzimos uma motorizada. Para sermos mais certeiros convinha dizer que este pequeno jogo da eShop é o cruzamento possível entre esse eterno jogo da NES e os Micro Machines.
Toy Stunt Bike vai passar ao lado de toda a gente e mesmo o seu reduzido valor vai enconstá-lo a um canto da eShop. Não se pode dizer que é estrondoso, que vai mudar vidas, que é inovador ou que é viciante. É um jogo simples, algo desafiante mas que nos vai fazer esboçar alguns sorrisos e fazer-nos “ir jogando” enquanto os seus cerca de 60 desafios decorrem.
Com mecânicas simples, em que temos apenas de acelerar e travar, e equilibrar a gravidade da mota carregando para a esquerda e para a direita para a manter conduzível. Não somos mais do que um diminuto motoqueiro, mais pequeno que um copo, e que vai fazendo manobras arriscadas em cima da sua mota por entre abismos criados por réguas, copos, livros, e cadernos. Controlamos o Evil Knievel dos estojos de material escolar, os movimentos arrojados de um daredevil das escovas e pastas de dentes.
A exigência crescente de cada desafio obriga-nos a ter um controlo quase milimétrico da nossa mota. Sabermos que para o ângulo ascendente que iremos fazer após recebermos o impulso de uma rampa far-nos-á sofrer uma inércia que abalará o nosso controlo da mota e que nos poderá fazer despistar. E é claro que o controlo da moto é exponenciado pela dificuldade acrescida pelos itens coleccionáveis que temos de encontrar espalhados pelo nível, normalmente em plataformas de difícil acesso e que obrigar-nos-ão ao máximo a conseguir apanhar todas as taças no menor tempo possível. Pelo meio podemos receber bónus nas nossas pontuações ao fazer acrobacias durante os saltos, o que rapidamente nos grava na mente um pequeno Tony Hawk a correr e a fazer 360º pelas torneiras do nosso lavatório.
O melhor: o desafio, os controlos, a sua simplicidade, o preço.
O pior: pouco apelativo para a maioria dos jogadores.
A longevidade de Toy Stunt Bike prende-se tão somente com a entrega que cada um terá em tentar obter os records online para cada desafio. O que nos vai obrigar a repetir cada um dos 60 desafios até termos o controlo e o desempenho perfeito. Há um esforço da Wobbly Tooth Ltd., a criadora do jogo, em encontrar o equilíbrio entre diversão e desafio, mas acaba por falhar redondamente. Toy Stunt Bike é um jogo mediano que será rapidamente esquecido após jogado, tão rapidamente quanto um motard desmonta da sua fiel mota para ir buscar uma caneca de imperial.
Jogada a versão de 3DS.