A Escape Velocity Studios (nas pessoas de Stéphanie Rancourt e Mathias Koehler) vai lançar o seu 4X de cognome Deep Space Settlement. Aparenta ser um 4X clássico em que controlamos uma facção ou império e temos de eXplorar, eXpandir, eXploitar e eXterminar (e sim, tive de inventar a palavra exploitar porque em português seria explorar de descobrir e explorar de abusar e perdia-se a magia dos quatro X). O motor de jogo faz-me lembrar fortemente o de Homeworld, o que me leva a pensar que terá sido uma das influências.
Segundo os criadores, este pequeno estúdio independente foi fundado para que os seus projectos pudessem ser fruto da criatividade pura e não estar constrangidos e limitados por uma editora. Ainda muito pouco se sabe concretamente sobre o jogo. Sabemos que tanto o motor como o recheio vão ser inteiramente originais, e que o conceito do jogo é um já clássico:
“És parte de uma missão multigeracional para colonizar regiões distantes no espaço. A tua viagem leva-te a um cacho estelar rico em recursos e parcamente populado. Ou assim aparenta. O teu objectivo é claro: estabelece uma colónia espacial e prospera. Quer escolhas fazer aliados ou conquistar através da supremacia, cabe-te a ti a decisão.” (traduzido da página do jogo na Comunidade do Steam)
Do pouco que pude xeretar na net, apenas posso parafrasear Sheldon Cooper com um entusiástico: “Gimmie! Gimmie! Gimmie!”