Uma análise a Pokémon Art Academy

Desde o seu surgimento em 2009 que Art Academy trouxe um aproveitamento diferente das capacidades de ecrã táctil da Nintendo DS. Aliando uma vertente artístico-pedagógica, cedo a série ganhou alguma popularidade e trouxe uma abrangência completamente inovadora, mas em linha de algumas das propostas diversificadas como os Brainbenders de Rainer Knizia. Mesclar o sucesso de Art Academy com outra franquia da Nintendo era o caminho expectável. E que franquia grita mais a palavra “vendas” do que Pokémon?

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Não usem grafite na ilustração, porque é um material bom-condutor de electricidade. E porque vos riscará o ecrã.

 

Apesar da narrativa não ser aquilo que qualquer um de nós poderia esperar de um jogo da série Art Academy, a realidade é que a história e grande parte da dinâmica do nosso personagem e da sua melhor amiga trazem uma consistência diferente ao jogo.

Ao contrário dos jogos de Pokémon em que almejamos atingir a posição de “Melhor Treinador de Pokémon do Mundo”, ser o Mourinho do adestramento de criaturas ficcionais e reunir o maior número de crachás como um general de 20 estrelas chinês, em Pokémon Art Academy temos um objectivo meta-gaming de sermos o melhor ilustrador de cartas coleccionáveis Pokémon. Conceptualmente este PAA traz-nos uma ideia simples, mas eficaz, e que serve mais do que tudo para alargar o nicho de Art Academy com as milhares de pessoas que já produziam fanart da série.

Ao nível do desenho e da pintura, não existe propriamente muito que Pokémon Art Academy difira dos anteriores, ou em extremo, com as funcionalidades/metodologias dos softwares de pintura digital. Apesar, é claro, das devidas limitações que um jogo de 3DS tem em comparação com esses mesmos softwares, mas cuja prática será imediatamente reconhecida como familiar por ilustradores que usam ferramentas digitais de forma profissional ou amadora. Pessoalmente, enquanto Ilustrador de profissão, encarei com alguns sorrisos muitas das tarefas que o jogo nos propõe, e que vão progressivamente mostrando muitas das possíveis técnicas que os (verdadeiros) ilustradores das cartas coleccionáveis de Pokémon que conhecemos utilizam.

Pokémon Art Academy contém um modo de história que representa a nossa entrada na Academia Pokémon enquanto novatos, a termos lições com o Professor Andy que vai garantir ao longo de 40 lições das mais diversas técnicas e ferramentas a nossa passagem de Novato a Graduado e que nos vai obrigando a seguir as 8 regras canónicas de representação de Pokémon. A nós e a Lilly, a nossa amiga que tem o talento artístico tão apurado que lhe auguro uma carreira promissora no campo da apanha do tremoço.

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Tal-qual o original. Isto é talento.

 

Apesar de ter jogado PAA na 3DS XL, o que cedo senti é que a Touch Pen da DSi XL é infinitamente mais eficaz à minúcia que o jogo exige do que a pequena caneta que vem incorporada nas consolas. O que ao olhar para a minha secretária me fez de imediato pensar que poderia fazer algum sentido para esta série e outras que tais, uma parceria da Nintendo com a Wacom, a incomparável líder de mercado em mesas e canetas digitais. É que grande parte das tarefas são extremamente difíceis de executar com a sensibilidade actual das canetas, o que inclui a hercúlea tarefa de desenhar circunferências e demais linhas curvas sobre o ecrã táctil da 3DS.

A única crítica ao modo de História é o facto de que independentemente do resultado que obtenhamos na nossa ilustração, temos sempre a nossa passagem aprovada. E antes que me possam considerar de mente-fechada pedagogicamente, deixem-me dizer-vos desde já que sendo Professor de Ilustração não o sou, nem de perto nem de longe. Mas existe um objectivo diferente nas lições que temos na Academia que diferem do Modo Livre em que a nossa imaginação, criatividade e sentido artístico são postas em práticas. Na Academia temos de seguir passo-a-passo as lições e tentar alcançar o resultado pretendido da forma mais fidedigna possível, e ao vermos (com algum humor) o que o nosso amigo obtém de resultado faz-nos pensar que cumprir os objectivos propostos não têm qualquer resultado prático. E apesar de ter estudado na Faculdade de Belas-Artes, parece-me que esta Pokémon Art Academy é que é a verdadeira escola artística fuck the system: com um bocadinho de jogo-de-cintura tudo é aceite!

O melhor: as lições detalhadas, as ferramentas disponíveis, os métodos utilizados, o modo de história, a possibilidade de exportarmos as nossas criações.

O pior: algumas tarefas e traços são demasiado difíceis de executar na 3DS XL, e acredito impossíveis na 3DS.

Pokémon Art Academy demonstra ao público geral algumas das características do trabalho de ilustrador, de forma divertida a descontraída, e claro, com a ideia de pertença ao universo de Pokémon. Ilustrar cartas coleccionáveis da série fez-me ter saudades de as jogar fisicamente como ansiar por mais uma adaptação a videojogo, numa fase em que Hearthstone trouxe de novo à ribalta digital os jogos de cartas.

Pokémon Art Academy é um exclusivo DS.