Nada há de errado num adolescente quando sente atracção pelo mesmo sexo, porque a descoberta da sexualidade faz parte do desenvolvimento de um indivíduo. Durante a adolescência precoce, a fase da grande transformação biológica em que o comportamento sexual depende das mudanças físicas, é natural que no banheiro da escola os adolescentes se comparem uns aos outros, com a infelicidade daquele que apresenta um pénis pequeno. E para aquele que o tiver grande, é quase idolatrado.

Isto pode ser um assunto sério ao referir Freud, ou pode ser caso para piadas baratas como fez a Sony num comercial da PSVita para o público japonês. No comercial, podemos ver crianças a trocarem de roupa num banheiro de uma piscina, e no momento que um deles larga a toalha e deixa à vista o seu “material”, o outro deixa cair o queixo e fica muito surpreendido. Depois disso, o rapaz mais pequeno diz para o maior: “É totalmente diferente da minha”.

Como Freud uma vez disse, a sede de conhecimento parece ser inseparável da curiosidade sexual. A Sony levou isto muito à letra.