Há uns anos atrás andava eu a passear pelo Bairro Alto numa daquelas noites loucas em que tudo pode acontecer quando fui testemunha de algo que já na altura sabia que ia ter consequências: estava eu para os lados da Rua do Diário de Notícias quando reparei num já muito alcoolizado Dawn of War 2 a meter conversa com uma (mais nova) League of Legends. Uma coisa levou à outra, e quando os nossos dois amigos acordaram no dia seguinte aperceberam-se que tinham feito algo que nunca julgaram possível: tinham-se enrolado e nenhum dos dois tinha usado protecção…

Agora, alguns anos depois podemos ver o fruto dessa noite louca e o seu nome é The Red Solstice.

The-Red-Solstice-Guardaroupa

Com guarda roupa espacial incluído

 

Metáfora aparte, este título da independente Ironward combina a ambiência dos Space Marines de Warhammer 40K e a campanha de um RTS com os elementos cooperativos de um MOBA, numa sinfonia de jogabilidade eu diria algo inspirada. Ainda em Early Access, e para mostrar que nem tudo o que de lá sai é entulho, este título faz algo que poucos conseguem fazer bem: inova, recria e re-imagina um estilo, mantendo as estruturas que o tornam bom e repensando as limitações e alternativas. Na sua essência TRS é um RTS (trocadilho intencional) e um action tactical squad, mas toma uma vertente muito multijogador… cooperativo!

Contrariamente a um clássico tactical squad em que controlamos todas as unidades dos nossos pelotões e os tentamos coordenar como um comandante táctico que utiliza imagens de satélite e se mantém distante do campo de batalha, em TRS encarnamos apenas um dos membros de um limitado grupo de space marines e as nossas chances de sobrevivência dependem da nossa acuidade táctica individual, mas sobretudo da coordenação com os nossos squad-mates, controlados por outros jogadores.

redsolstice-porta

Rais’ ta partam Manel, quem te mandou abrir a porta?

 

De momento o jogo agracia-nos com um prólogo/tutorial que nos apresenta a algumas das mecânicas e controlos mais básicos, e em que os nossos companheiros são NPC’s. O modo de um jogador ainda não estava disponível e no modo multijogador os mapas para já apresentam-se relativamente simples (muitos deles são simples modos de horda com levas sucessivas de monstros alienígenas), mas as sementes para uma boa experiência narrativa/cooperativa ficam plantadas.

Não deixa de ser um Early Access, portanto reservo-me o direito de desancar o jogo e a sua qualidade numa data futura, mas até mais ver recomendo que o mantenham debaixo do radar.