A Sony apresentou durante a Gamescom um leque de novidades, entre elas uma demo de jogabilidade de Until Dawn, produzido pela Supermassive Games. Foi até ao Radisson hotel, muito próximo de Koelnmesse, que me desloquei para ver em primeira mão o que a produtora tinha para mostrar, com a presença do produtor executivo Pete Samuels e do director criativo Will Byles.

A história de Until Dawn desenvolve-se em redor de oito adolescentes, já graúdos, que passam a noite numa cabana no cimo de uma montanha. Um cenário de isolamento bem ao estilo de muitos filmes de terror que nos acompanham nas noites frias de inverno e nos amedrontam debaixo dos cobertores, ao som de uma porta a ranger e iluminados por uma vela de chama intermitente quase a extinguir-se. Estes adolescentes estão inconscientes da presença de um assassino em série, que parece combinar o gosto peculiar de John Wayne Gacy (Killer Clown) com a brutalidade de Leatherface (The Texas Chainsaw Massacre), mais a mente perversa de Jigsaw, e que convence qualquer um para fugir a sete pés.

Until Dawn é representado maioritariamente por actores talentosos de séries televisivas como Heroes (Hayden Panettiere); Agents of S.H.I.E.L.D. (Brett Dalton) e The War at Home (Rami Malek). Durante a demo, confesso que a parte inicial parecia um filme interactivo low-budget para adolescentes, com qualidade dúbia dos actores, somando a animação das feições e olhares sem expressão semelhante a bonecos de ventríloquo. Mas devemos ter em conta que é um título em desenvolvimento. À medida que a demo progredia, essa sensação de desapreço do que estava a ver ia dissipando, até que o desfecho mereceu sinceras palmas (coisa que não fiz muito durante a Gamescom) pelo impacto da acção matura, consequente de escolhas, algumas difíceis e que testam a moralidade do jogador, e a crescente melhoria da actuação dos actores.

O efeito borboleta e todo o seu significado tem um importante papel em Until Dawn, que visa agregar-se ao sistema dinâmico, complexo e adaptativo da acção. Cada uma das escolhas ou decisões do jogador pode significar um novo curso da história, como pode decidir a morte ou a vida dos oito personagens. Se o jogador tomar decisões erradas, todos podem morrer. Ao terminar cada secção, é possível visualizar o percurso iluminado nas asas de uma borboleta. E ao finalizar o jogo, que dura aproximadamente 9 horas, será possível retomar desde o início ou em determinados pontos chave, para fazer diferentes escolhas e alterar o percurso da história que se ramifica como nervuras de uma folha.

Until Dawn é um exclusivo PlayStation 4 e aparenta ser um dos trunfos futuros do catálogo para esta consola, com lançamento previsto em 2015. Se bater bem as asas, poderá ser um marco da PlayStation 4 como Heavy Rain foi para a PlayStation 3.