Na zona de business, longe da confusão e do caos adolescente dos pavilhões de entretenimento, podíamos encontrara na Gamescom 2014 uma gigantesca área exclusiva que se assemelhava a uma disco/lounge daquelas altamente exclusivas e que só vemos na TV. Por entre balcões de bar aberto e sofás para se por a conversa em dia, encontrávamos algumas salas fechadas, cada uma com o título do jogo que era apresentado no seu interior. Por entre Battlefield, FIFA, Sims, Dawngate, lá estava uma porta sempre aberta: a dos jogos mobile da Chillingo. Lá dentro podíamos encontrar dois jogos que nos foram apresentados pelos respectivos developers sem termos de perder horas na fila. Convenhamos: com vizinhos de peso esta era a sala mais vazia e a mais amistosa. “Tanto melhor!” pensei eu.
M3CH
Um dos meus calcanhares de Aquiles, como já afirmei em alguns dos meus artigos, são mechs. Desde Transformers G1 que qualquer media que disponha de robots gigantes em luta conquista automaticamente o meu olhar como um cão a olhar para uma lata de Pedigree Pal acabadinha de abrir. Do hands on que tivemos de M3CH no iPad percebemos automaticamente que este jogo F2P de combates de mechs estava a levar ao extremo as potencialidades de processamento do dispositivo. Não que tenhamos tido algum tipo de lag, mas porque percebemos que este jogo totalmente em 3D respondia perfeitamente na rapidez necessária de um shooter na terceira pessoa, e que é simultaneamente um jogo de PVP online. Para além dos modos clássicos do género, aquele que mais achámos curioso é a possibilidade de alguns jogadores se unirem com mechs “correntes” para tentar destruir outro com um super-mech-aracnídeo: é que apesar das notórias forças que este possui, o equilíbrio entre todos já nos pareceu altamente aprimorado.
Gang of Pirates
Curioso encontrar uma já veterana a mudar o paradigma do seu negócio, e a virar-se para o mercado móvel. A Nitro Games, responsável por jogos de PC como Pirates of the Black Cove e East India Company, decidiu continuar as suas criações mais ligadas à estratégia, mas para outras plataformas e outros mercados. Gang of Pirates é como muitos jogos de estratégia que encontramos pela App Store e pela Play Store, mas o seu visual altamente reminiscente de Warcraft 3 com um ambiente de piratas muito bem conseguido, pode fazer deste F2P um dos jogos do género de maior sucesso nos próximos meses. Aliando isso a uma jogabilidade um pouco menos casual, em que a altura importa no campo de batalha, um interface simples que nos permite tirar o máximo proveito de uma câmara verdadeiramente tridimensional. E com a promessa dos seus criadores de que as in-app purchases serão essencialmente cosméticas. A ver vamos!