É interessante a forma como Fable Legends, da produtora Lionhead, está a tomar um novo curso. Isto deixa-nos atentos para verificar até que ponto a série Fable possa evoluir. Mas enquanto fãs de Fable e de RPGs de mundos abertos, não é muito entusiasmante vermos a passar de um vasto mundo de aventura e exploração para um mundo compartimentado. É que Fable Legends, embora mantenha pormenores dos antecessores, tal como a opção co-op (em que anteriormente o segundo jogador podia partilhar do mesmo ecrã mas sem controlar a visão de campo), modifica o seu status quo com um mundo que permite as jogadoras e os jogadores a cooperar e competir dentro de secções. Um setup 4vs1, onde um jogador é o vilão com vista top-down, uma perspectiva de estratégia em tempo-real, e que acciona armadilhas e controla uma horda de inimigos para fazer frente aos quatro heróis. O objectivo é impedir que os heróis sobrevivam e não cheguem ao final de cada secção. Os quatro heróis, de muitos ainda por desvendar, possuem habilidades bastante distintas e será necessário trabalharem estrategicamente em conjunto para conseguirem chegar ao destino.

Fable_Legends_Brightlodge_V2-1

 

Fable Legends parece “beber” de influências passadas com um carisma mais social e uma história paralela aos eventos épicos da série. O aspecto visual e a composição musical é do mais belo que podemos ver na Xbox One, e talvez seja uma base de partida experimental para futuros títulos da série Fable. No entanto, e daquilo que experimentámos durante a Gamescom 2014, não se aproxima de uma continuação fiel ao que poderíamos chamar de Fable 4. Demonstra-se mais uma história paralela, de diferente mecânica para atrair outro género de jogadores, um pouco como foi o intuito de Fable: The Journey para kinect, mas não quer isto dizer que possa afastar os fãs. Bem, talvez alguns.

Conservam-se as acções sociais com NPCs numa bela cidade chamada Brightlodge, e não faltam as perseguições de galinhas para testar a sua capacidade de voo com um bom biqueiro. Adicionam-se ainda missões secundárias ou mini-jogos nessa mesma cidade. E mantêm-se a progressão do personagem através da narrativa, diferente para os heróis e para o vilão, mas não igualado aos antecessores títulos da série. Isto é, escolhemos a personagem num roster pré-definido, que já não se transforma de acordo com as escolhas entre o bem e o mal, que antes forjava o destino.

A grande pergunta que se coloca é o que é feito do mundo vasto de Albion que possamos explorar e aventurar-nos? Não seria mais atraente um grande mundo aberto que certificasse o poder de nova geração da consola da Microsoft, e que fosse comparável no seu melhor a Fable II? Isso sim teria impacto nas vendas da Xbox One. Contudo, Fable Legends é um interessante multiplayer híbrido, bonito e divertido, esperando-se que consiga cativar a cada batalha ganha.

 

Fable Legends é um exclusivo Xbox One.