Uma antevisão a Action Henk

Quando pensamos em jogos de speedrunning a imagem que menos nos vem à cabeça é a de uma espécie de Jason Lee na série My Name is Earl, ou um tipo que podemos encontrar em qualquer tasca de Alfama e da Mouraria e que demonstra aquela genuína condição bairrista lisboeta. Action Henk é não só um belíssimo exemplo de um bom jogo do género, único e que se desvia do habitual, como é uma homenagem ao ouriço mais famoso de sempre e a Toy Story.

My name is earl

O poder do bigode

 

Em Action Henk temos o protagonista mais inesperado do género, e que põe à prova a sua capacidade de corrida contra uma série de personagens tiradas dos brinquedos e figuras de acção dos anos 1990, e que ajudam a compor o excelente ambiente do jogo. E é ao nível da apresentação que a holandesa RageSquid mais pode estar de parabéns: a construção de uma ambiência totalmente inspirada em Toy Story, com percursos e pistas feitas com brinquedos que podíamos encontrar em qualquer quarto de qualquer criança que o tenha sido na década de 90 do século passado. Desde pistas de Hot Wheels, até figuras de acção que fazem parte da nossa competição, passando por todos os elementos em segundo plano que apesar do frenetismo do primeiro nível merecem ser dados alguma atenção, criando um dos conjuntos visuais mais surpreendentes deste subgénero dos videojogos que ocupa já um pequeno nicho de mercado indie.

Action Henk 01

A força flamejante de uns glúteos tonificados!

 

Precisão e timing são vitais para conseguir os melhores tempos possíveis, e a força exercida pelos glúteos de Henk enquanto escorrega a alta velocidade para conseguir balanço para saltar pequenos abismos de brinquedos trazem uma dificuldade e uma necessidade de masterizar as pequenas nuances das suas simples mecânicas, e que encaixam na perfeição nos seus níveis curtos. É claro que, num jogo deste tipo, a rejogabilidade de cada nível vai ser frequente até conseguirmos encontrar os pequenos atalhos, os momentos optimizados de salto e quais os percursos que devemos tomar para encurtar ao máximo o nosso tempo. Felizmente que o seu excelente level design nos impede de sentirmos aborrecidos, e que a maravilha alcançada entre cada nível do ponto de vista visual mata a priori qualquer eventual monotonia em que alguns destes jogos incorrem, auxiliada, e muito, por inteligentes jogos de câmara que atribuem o dinamismo que o jogo necessita.

Ainda em Early Access, Action Henk é possivelmente um dos jogos mais promissores e mais perto da finalização que este malogrado modo do Steam possui.