Um Chicken Nugget de Radiant Defense

Dir-se-ia que os checos da Hexage são doidos pela luminância vistosa das luzes Neon. Mesmo com Radiant HD, o clone festivo e noctívago de Space Invaders, as luzes garridas dos néons eram o tom dominante  trazendo aquele misto de botequim da Rua de S. Paulo adornado por senhoras que troteiam a rua de cima a baixo, com uma discoteca demodê que congelou nos anos 70, com bolas-de-espelho e porteiro com roupa justa e calças à boca-de-sino.

roterdao

Dancin’ Days!

 

Radiant Defense foi criado originalmente para o mercado mobile, e isso percebe-se pela simplicidade do seu interface, em que na versão de PC (a que analisámos) apetece encher com dedadas o nosso monitor a colocar com touch-screen cada defesa no seu lugar. O que significa que o jogo funcione mal em computador, mas os seus níveis com ecrã estático e notório “chamariz” aos dedos fazem-nos perceber nos primeiros instantes que este projecto foi desenhado de base para dispositivos móveis.

Apesar de possuir poucas missões, a dificuldade que apresentam são acima da média, o que significa que iremos ter de tentar várias vezes os mesmos níveis até conseguirmos acertar com as defesas certas para cada situação. Até porque em Radiant Defense temos poucas armas (com upgrades é claro) mas todas disponíveis em simultâneo desde o primeiro nível, obrigando-nos não só a conhecer a fundo todo o armamento disponível, como os diversos inimigos que nos são apresentados vaga-após-vaga.

radiant_defense 01

Nota: jogar com óculos-escuros!

 

O mercado está pejado de tower defenses, que parecem multiplicar-se como cogumelos junto ás raízes das árvores. Mas neste caso o que é que nos chamou à atenção não foi a luz cegante dos néons que enchem o visual do jogo. Mas sim o seu visual que salta à vista (como qualquer letreiro luminoso o faz numa rua mal-iluminada), assim como as suas mecânicas simples e, ao contrário de outros produtos no mercado, de não nos obrigar a ir desbloqueando progressivamente as defesas disponíveis, e dessa forma aumentar o desafio táctico de cada nível. Para além de que podemos, no início de cada nível, recondicionar o caminho dos alienígenas com a colocação de blocos que reconstroem o nível em que estamos.

O melhor: o charme néon, a dificuldade, a simplicidade do interface.

O pior: a falta de maior diversidade de defesas.

Radiant Defense chama-nos à atenção com o seu visual espampanante num género tão cheio de outras ofertas que a simplicidade da jogabilidade pode muitas vezes ser o condão para o sucesso. Mais um jogo indie que é enganadoramente difícil e cujo visual mais garrido e cute disfarça a brutalidade implacável de cada nível.

Radiant Defense está disponível para iOS, Android e PC. Analisada a versão de PC.