Uma antevisão a Broforce
Aqui no Rubber Chicken ansiávamos desesperadamente por tocar em Broforce desde que foi anunciado. Para isso entoávamos o Hino dos EUA ao acordar, e víamos uma série de filmes de acção dos anos 80 e 90 enquanto tomávamos o pequeno-almoço: uma cerveja gelada e uma sandes de chispe, que aqui somos frangos-de-aviários mas não somos meninos. Aliás o que nos nas veias é o rubro sangue com a testosterona do Stallone e do Schwarzenegger, com a macheza silenciosa do Seagal e a flexibilidade pélvica do Van Damme. Tudo isto sai reportado nos nossos hematogramas, palavra de Galinha!
Broforce é a apologia da “americanidade” exagerada que tem nos Action Heroes o se expoente máximo: aquele papel de libertadores do mundo que o filme Team America tão eficazmente parodiou e que representa na perfeição este tom ultra-exponenciado da guerra e do alimentar mediático de uma série de estereótipos que têm quase sempre a comunidade islâmica como alvo.
A Free Lives Games soube aproveitar essa onda de euforia vermelha-branca-e-azul numa homenagem a alguns jogos retro, trazendo em toda a exponência dos seus 16 bits a carnificina em pixels, lembrando a jogabilidade de séries como Contra e Metal Slug.
Como a cereja no topo do bolo, ou a granada na mão do soldado inimigo, em Broforce todo o cenário é destrutível, elevando a carnificina e a brutalidade do “homem sozinho versus um exército” a níveis bélicos apenas igualáveis ao Topper Harley em Hot Shots 2.
Para além de todo o humor que o jogo nos traz, com personagens como Brominator, Bronan the Brobarian e Brombo, a realidade é que este shooter platformer é altamente desafiante, e a aparente simples tarefa de eliminar tudo o que mexe no nível e escapar ileso e heroicamente agarrado à escada dependurada de um helicóptero é mais difícil do que imaginamos à primeira vista. Até porque os nossos heróis para além do poderio bélico têm uma vulnerabilidade tal que os fazem morrer ao mínimo embate. E dar a vez ao próximo herói dos filmes de acção, que com os olhos enrubescidos de fúria (apesar de imperceptíveis pela resolução do jogo) que vão efectuar uma limpeza a todos os inimigos da América.
Ainda em Early Access no Steam, e já com uma parceria com Expendables 3, que motivou o lançamento de Expendabros, o spinoff gratuito de promoção ao filme. Broforce já está bastante afinado nesta versão Alpha, e a possibilidade de jogarmos em modo cooperativo ou de batalha, pode de vez tirar as teimas em muitos grupos de amigos sobre quem é o macho mais macho em toda a macheza da rua.