Em todos os locus culturais existem ícones. Marcos na história desse meio, que toda a gente ouviu falar ou conhece. Os Videojogos não são excepção, e no passado dia três de Outubro a franquia de SimCity celebrou os 25 anos da data de lançamento do seu fundador.

Originalmente apelidado Micropolis (e actualmente em código aberto, sob este título) SimCity nasce quando o seu criador Will Wright se encontra a desenvolver outro dos seus títulos (Raid on Bungeling Bay) e se apercebe que tira mais diversão da fase de criação do mapa, do que propriamente da jogabilidade deste outro título. E é neste “acidente” que se dá uma revolução nos videojogos e deste “parto acidental” nasce todo o género das simulações de gestão de fim aberto e uma das franquias mais lucráveis de sempre: The Sims (onde se incluem não só SimCity e The Sims, mas outros derivados como SimFarm, SimAnt, SimEarth, entre muitos outros).

E pensar que tudo começou com uma diskette de três polegadas e meia de baixa densidade (com uns impressionantes 720kB de memória).

simcity

Quem te viu e quem te vê…

 

O Rubber Chicken deixa aqui os seus parabéns a Will Wright e à Maxis, juntamente com um gigantesco obrigado por um quarto de século de diversão e aprendizagem.