Um Chicken Nugget sobre Hidden in Plain Sight

Numa fase em que o multiplayer online é um dos mercados mais explorados pelos developers (e onde todos sabemos existir muito dinheiro investido), é curioso ver um indie developer a entregar algum tempo a recuperar algo que tínhamos de tão social na nossa infância: o multijogador local. Era a fase em que convidar um amigo para jogar significava recebê-lo na nossa casa, partilhar o sofá, dividir uma caixa de Chocapic e conversar enquanto jogávamos. É verdade que os tempos mudaram, e que hoje em dia convidar um amigo para jogar connosco significa uma chamada através de Skype ou Team Speak, e diversão (quase) exclusivamente online. Felizmente que ainda há quem queira unir jogadores fisicamente através dos videojogos, e Adam Spragg, o game developer de Hidden in Plain Sight é um deles.

NinjaParty

 

Hidden in Plain Sight não  é um jogo para se jogar sozinho e também não é um jogo para se jogar online. Os seus diversos modos de jogo possuem apenas multijogador local, o que nos vai obrigar a receber visitas em nossa casa para podermos usufruir do jogo.

Há muito no jogo de Adam Spragg que me lembra o minijogo Fruits do Game & Wario, já que partilhamos o ecrã com outros jogadores sem ninguém saber quem é quem. E é aliás esse o segredo dos diversos modos de Hidden in Plain Sight: conseguir passar despercebido no meio da multidão, e ora matar os restantes jogadores (no modo Ninja Party), ora roubar uma série de moedas (no modo To Catch a Thief) ou mesmo matar o maior número de NPCs possível sem sermos detectados (no modo Assassin).

mainmenu

 

Sendo um jogo que apenas possui jogabilidade multijogador local é um jogo proibitivo para adeptos do #foreveralone. Tentar passar despercebido para nós mesmos é practicamente impossível quando jogamos sozinhos. E algo triste também. Podem acreditar em mim, porque num momento de solidão experimentei-o. E é a sensação mais próxima de jogarmos às Escondidas sozinhos na rua.

Hidden in Plain Sight é um jogo divertido e que tenta trazer os party games para outro espectro que não apenas o das consolas. É um jogo simples em todos os aspectos: o seu visual simplista encaixa na perfeição com a simplicidade das mecânicas, e a par de Fruits será mais bem-sucedido o jogador que melhor mimetizar os movimentos dos NPCs.

Hidden in Plain Sight está disponível para Ouya, Xbox 360 e PC. Jogada a versão de PC.