Há momentos em que o universo conspira para criar uma verdadeira obra prima, mas raramente é a cara de alguém. Quem jogou TES Oblivion ou Skyrim, entre muitos outros títulos, sabe do esforço hercúleo despendido ao longo de horas de calibração cuidadosa, necessário para criar um rosto minimamente apelativo para o nosso avatar. Rosto esse em que, salvo mui raras excepções, nunca voltaríamos a pôr os olhos em cima. Tenho duas coisas a confessar:

  1.  Na primeira vez, tentei (como muita gente… espero eu…) recriar o meu rosto (hum… não?… ok, bye);
  2. Da segunda vez, nem me dei ao trabalho de alterar a monocelha do modelo pré-feito (#JustTambrielThings).

Qual não foi a minha surpresa quando soube que a malta da 2K, estúdio que não tem nada a ver com os jogos acima referidos (FYI), desenvolveu um sistema que facilitaria em muito os trabalhos acima referidos e diminuiria o número de horas de jogo dos últimos TES em, no mínimo, 20. Este estúdio incorporou no seu novo título NBA 2K15 (viram o que eles fizeram, viram?) um sistema de reconhecimento facial que, com resultados surpreendentes, se serve da câmara da Xbox ou da PS para copiar o rosto do jogador em 3D e colá-la num dos atletas do jogo.

Trocando por miúdos, em troca do apaziguamento do nosso narcisismo gamer™ estamos a dar à NSA e a um qualquer pirata informático um modelo 3D do nosso rosto. Bem jogado Obama, bem jogado…

Se estavam atentos, eu disse “resultados surpreendentes”. Surpreendente é um adjectivo qualificativo que não diz se a coisa qualificada é boa ou má. Aqui, diria o meu professor de História Antiga, é que está o “rabo do bicho”. Ora, como seria de esperar, dado que é uma tecnologia recente e com um longo caminho a percorrer, a par dos vídeos promocionais, dos tutoriais do youtube e de utilizadores mais responsáveis em que tudo corre bem e o software consegue transferir uma boa réplica do rosto do jogador (menos as suas borbulhas, o que ele até agradece), têm surgido algumas imagens que fazem inveja ao melhor responsável pelo design dos aliens do Star Wars ou então ao cubista Picasso. Dêm um brinquedo novo aos gamers que eles farão os possíveis por ser criativos. Isto é o futuro da pixel art!

face scan nba 2k15