Todas as pessoas que jogam The Sims experimentam, pelo menos uma vez, matar uma das suas personagens. É inegável. Provavelmente é o lado sádico do ser humano a vir ao de cima ou a sensação de libertação quando soltamos aquele, pegando na analogia de Dexter, passageiro negro que todos carregamos dentro de nós. Seja prender o nosso Sim entre 4 paredes sem comida e, pacientemente aguardar o fim; colocar um tapete muito perto da lareira de forma a provocar um incêndio, e ver as chamas a devorarem-no; ou o que é considerado o preferido de muitos, retirar as escadas da piscina e vê-lo nadar até à morte. Não interessa como, a pouco e pouco o nosso jogo de The Sims transforma-se num verdadeiro catálogo de mortes bizarras, assemelhando-se ao programa, 1000 Formas de Morrer.
E de acordo com o produtor de The Sims 4, Ryan Vaughan, a restante equipa por detrás deste franchise não se importa que assim seja e até encoraja este tipo de comportamento: “Os Sims estão na corda bamba que separa o facto de serem uma representação da realidade ou um escape para os nossos jogadores. É sobre dar a possibilidade aos utilizadores de reproduzirem as histórias que querem contar.”
No entanto, um dos problemas com The Sims 4 foi a extinção da ferramenta preferida para assassinatos: a piscina. A reacção foi tão negativa que a equipa colocou logo mãos à obra para rectificar este horrendo erro, e a partir de Novembro já poderão fazer o download gratuito deste símbolo de luxo, ostentação e distúrbios mentais. Mas infelizmente, neste título os Sims vão poder sentar-se na borda da piscina e sair da mesma sem ter necessariamente que utilizar uma escada. Mais próximo da realidade, sim, mas podemos dizer adeus à prática de natação mortal.
De forma a explicar esta decisão de tornar a morte dos Sims muito mais complicada que nos títulos anteriores, Vaughan responde: “O objectivo foi certificarmo-nos que os Sims das pessoas não estavam a morrer sem querer, mas sim apenas quando os jogadores assim o entendem. Quisemos garantir que matar os Sims fosse algo no controlo dos jogadores e não um acidente.”
Mas não é razão para desanimar, porque neste novo jogo da Electronic Arts podemos passar as passas do Algarve para morrer, só para depois podermos ressuscitar do Além e continuar a nossa vida, como um fantasma transparente, brilhante e assustador. Portanto, possibilidades de assombração constante: check. Para além desta nova característica, alguns fãs mais corajosos encontraram uma forma de matar a Morte. Não acreditam? Aqui está um vídeo explicativo para quem estiver interessado em enganar o inevitável: