Um chicken nugget sem molho de Overruled!
A Team17 em conjunto com a Dlala Studios, colocou no mercado um Super Smash Bros. lookalike sob a forma do seu mais recente título indie chamado Overruled!
Sem dúvida aproveitando o hype do lançamento relativamente recente do referido jogo da Nintendo, mas será que Overruled! adiciona alguma lufada de ar fresco ao tão competitivo mundo dos brawlers para multiplayer?
Para começar refira-se que claramente que este jogo parece inacabado, uma vez que por vezes faltam efeitos sonoros aliados a um voice-acting do mais hilariantemente mau que ouvi nos últimos tempos… O narrador, bem como as vozes dos personagens, falam com um sotaque vincadamente Londrino, cujo apetite por sílabas é voraz, parecendo por vezes que apanharam alguém na rua depois de uma noite de copos no pub local, e lhe perguntaram se ele queria aparecer num jogo de vídeo.
Basicamente, este jogo além de ter uma mecânica muito parecida com SSB, adiciona um sistema de cartas (muito parecido com o UNO) em que nem sempre o derrotarmos os nossos adversários equivale a vitória, sendo que as regras de cada jogo podem ser alteradas em virtude dessas mesmas cartas, ou seja, tanto podemos ter pontos a duplicar, como a seguir mudamos a condição de vitória para uma “corrida”. Sendo um conceito criativo, as “regras” possíveis deixam um pouco a desejar, pois são o que esperaríamos (munição infinita, saltos maiores, pontos e moedas a duplicar, etc), eu imaginaria algo como uma carta que fizesse o nível ficar com gravidade-zero, ou controlos invertidos por exemplo. Tudo isto adicionaria ainda mais caos a cada sessão de jogo, mas infelizmente, como disse, deixa a desejar.
Os personagens com que podemos jogar também não primam propriamente pela inovação e criatividade… Sendo até bastante aparente por vezes alguma preguiça disfarçada por comedic value, como por exemplo o lobisomem “Motherlover” e o juíz “Judge Mental” e um coelho chamado (pasme-se) “Bunny”… Aqui, passo a palavra ao Comandante Picard:
Em termos de jogabilidade, os controlos são demasiado stiff, uma vez que os modelos parecem matraquilhos sempre numa posição muito erecta e direita, apenas havendo animação das perninhas minúsculas dos mesmos quando correm e/ou saltam.
Overruled! tem o mérito de tentar inovar misturando várias coisas de jogos bastante conhecido num só, tendo o potencial para ser um party-game interessante e relativamente inovador, falha em ambos os sentidos uma vez que, pelo menos à data deste nugget, ainda parece inacabado. Este vosso amigo tentou por várias vezes fazer uma sessão de multiplayer online, mas aparentemente ninguém anda a jogar este jogo sem ser em local. É pena, como referi com mecânicas mais criativas, melhores animações e sem tanto aspecto amadoresco, seria de facto um título interessante.
Overruled! está disponível para PC