Um chicken nugget sem molho de Overruled!

Team17 em conjunto com a Dlala Studios, colocou no mercado um Super Smash Bros. lookalike sob a forma do seu mais recente título indie chamado Overruled!

Sem dúvida aproveitando o hype do lançamento relativamente recente do referido jogo da Nintendo, mas será que Overruled! adiciona alguma lufada de ar fresco ao tão competitivo mundo dos brawlers para multiplayer?

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Para começar refira-se que claramente que este jogo parece inacabado, uma vez que por vezes faltam efeitos sonoros aliados a um voice-acting  do mais hilariantemente mau que ouvi nos últimos tempos… O narrador, bem como as vozes dos personagens, falam com um sotaque vincadamente Londrino, cujo apetite por sílabas é voraz, parecendo por vezes que apanharam alguém na rua depois de uma noite de copos no pub local, e lhe perguntaram se ele queria aparecer num jogo de vídeo.

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Anda lá Rúben, o pessoal no estúdio está à espera!

 

Basicamente, este jogo além de ter uma mecânica muito parecida com SSB, adiciona um sistema de cartas (muito parecido com o UNO) em que nem sempre o derrotarmos os nossos adversários equivale a vitória, sendo que as regras de cada jogo podem ser alteradas em virtude dessas mesmas cartas, ou seja, tanto podemos ter pontos a duplicar, como a seguir mudamos a condição de vitória para uma “corrida”. Sendo um conceito criativo, as “regras” possíveis deixam um pouco a desejar, pois são o que esperaríamos (munição infinita, saltos maiores, pontos e moedas a duplicar, etc), eu imaginaria algo como uma carta que fizesse o nível ficar com gravidade-zero, ou controlos invertidos por exemplo. Tudo isto adicionaria ainda mais caos a cada sessão de jogo, mas infelizmente, como disse, deixa a desejar.

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Os personagens com que podemos jogar também não primam propriamente pela inovação e criatividade… Sendo até bastante aparente por vezes alguma preguiça disfarçada por comedic value, como por exemplo o lobisomem “Motherlover” e o juíz “Judge Mental” e um coelho chamado (pasme-se) “Bunny”… Aqui, passo a palavra ao Comandante Picard:

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Em termos de jogabilidade, os controlos são demasiado stiff, uma vez que os modelos parecem matraquilhos sempre numa posição muito erecta e direita, apenas havendo animação das perninhas minúsculas dos mesmos quando correm e/ou saltam.

Overruled! tem o mérito de tentar inovar misturando várias coisas de jogos bastante conhecido num só, tendo o potencial para ser um party-game interessante e relativamente inovador, falha em ambos os sentidos uma vez que, pelo menos à data deste nugget, ainda parece inacabado. Este vosso amigo tentou por várias vezes fazer uma sessão de multiplayer online, mas aparentemente ninguém anda a jogar este jogo sem ser em local. É pena, como referi com mecânicas mais criativas, melhores animações e sem tanto aspecto amadoresco, seria de facto um título interessante.

Overruled! está disponível para PC