Um Chicken Nugget a Door Kickers
Graças ao ingresso no Ensino Superior consegui adiamentos sucessivos do antigo Serviço Militar Obrigatório. “Ainda bem”, penso eu desde então, é que conhecendo-me como conheço acredito que eu poderia vir a ser o pior Aspirante da história das Forças Armadas portuguesas. O que significa igualmente que qualquer pretensão que eu pudesse ter de me alistar em qualquer força militar ou para-militar cairia logo por terra no mais simples dos testes físicos. Sim, sou um cepo que não consegue fazer uma elevação, e o reconhecimento das minhas próprias limitações faz-me agradecer a coragem e a entrega das nossas forças de Segurança no seu trabalho do dia-a-dia. Posto isto ser membro dos Comandos ou do GOE da PSP só mesmo em videojogo como é óbvio.
Os diversos meios culturais, em especial o cinema, souberam nos últimos anos mistificar o papel das Forças de Intervenção de cada País. Se os SWAT são das forças policiais mais reconhecidas do mundo, então o BOPE conseguiu demonstrar a crueza da realidade brasileira com a sua representação no filme Tropa de Elite. E nunca na história recente do homem o acto de pontapear uma porta de forma máscula, entrando de rompante na respectiva divisão com uma arma em punho foi uma imagem tão explosiva como nos dias de hoje.
Experimentar este Door Kickers trouxe-me de imediato à memória o melhor cruzamento possível entre dois jogos que fazem parte da minha memória pessoal (ainda que um deles seja extremamente recente): Rainbow Six e Hotline Miami. É claro que o entusiasmo recente com o anúncio na última E3 do lançamento de mais um jogo da aclamada série do falecido Tom Clancy me fez tomar atenção redobrado neste Door Kickers até ao seu lançamento, e fico ainda mais feliz (pelo tempo de jogo despendido) ao perceber que este jogo de estratégia táctica é um brilhante jogo. E é aliás uma belíssima homenagem e reinterpretação do legado que Tom Clancy criou, e que soube aproveitar, mediante os constrangimentos de produção que uma equipa tão pequena deve ter tido, a melhor “tradução” para uma linguagem top-down view recentemente abordada no magnânime Hotline Miami.
Em Door Kickers vamos pontapear muitas portas, alvejar incontáveis “hostis” (utilizando o jargão próprio) e morrer um número igual de vezes. É que cada um dos muitos níveis requer minúcia, precisão, estratégia e pensamento prévio. E utilizar cada uma das armas e tácticas ao nosso dispor, assim como a parafernália disponível a cada uma das “classes” de polícias de Intervenção que controlamos. Desde micro-câmaras para observarmos o que nos espera atrás de cada porta, passando pela utilização de granadas-de-fósforo, há um sem número de planeamentos e decisões tácticas que podemos assumir para completar cada missão. Seja desactivar uma bomba, resgatar reféns, ou assassinar terroristas, os diversos caminhos que podemos adoptar para cumprir as nossas missões demonstram o quão orgânico pode cada uma das missões ser.
E é claro que o valor de rejogabilidade é exponenciado por dois componentes deste jogo: por um lado a possibilidade quase-pedagógica de vermos os replays das nossas jogadas, e por outro pela implementação completa de todas as funcionalidades da Steam Workshop: em que os diversos jogadores vão “alimentando” a comunidade com novos cenários e novas missões para desafiar o mais táctico dos fãs de Door Kickers.
Apesar da sua apresentação simples, Door Kickers consegue trazer-nos um dos jogos de estratégia táctica mais polidos dos últimos tempos, e que poderá ser a melhor tradução bidimensional que Rainbow Six algum dia terá. Para além de apresentar uma dificuldade e desafio apuradas até para o estratega mais exigente, a sua diversidade de cenários e abordagens para cada missão torna-o um dos melhores jogos do género a ser lançado nos últimos tempos.
https://www.youtube.com/watch?v=swp9d9tqg7M
Door Kickers é um exclusivo PC.