Um Chicken Nugget a RIVE

A Two Tribes, estúdio de vídeo jogos sediado na Holanda, na página onde anuncia o seu próximo título RIVE, descreve-o como sendo “The metal wrecking, robot hacking shooter!” No geral, depois de testar a versão de demonstração que dura entre sete e dez minutos, dependendo do grau de proficiência com o comando da Xbox (não há outra forma de jogá-la, apesar de ser uma demonstração para PC), não se pode dizer que estejam equivocados ou que se trate de publicidade enganosa. Sendo eu um utilizador de PC, que não se dá muito bem com o sistema de mira dos comandos, resta-me esperar que a versão final saia optimizada para teclado e rato. Quanto ao subtítulo, andamos, efectivamente, aos tiros contra coisas de metal e volta e meia conseguimos apanhar as actualizações para hackear elementos do cenário e unidades adversárias.

rive 02

Só viemos cá a Amon Amarth destruir o anel ok?

Na sequência de um período de instabilidade económica em que a produtora quase encerrou as portas, para a Two Tribes, RIVE surge como uma cartada com a qual pretende alterar a sua orientação editorial, saindo de um esquema familly-friendly orientado sobretudo para as consolas portáteis e mercado mobile, apostando num título para pPC que pretende apelar a várias gerações de gamers, fundindo elementos clássicos e contemporâneos.

Imerso num ambiente de tecnofantasia, com cenários vibrantes e apelativos, RIVE é um shooter 360º de plataformas 2D no qual controlamos uma espécie de aranhiço robótico que conhece os truques todos. Está equipado com uma arma primária que, ao bom e velho estilo do género, tem uma cadência de tiro decente, nunca esgotando a munição e uma arma secundária equipável com um arsenal variado (suponho eu, pois na versão de demonstração apenas encontramos dois tipos diferentes de projecteis), com munição limitada. Além disso, possui um dispositivo que lhe permite interagir com determinados elementos do cenário e com as unidades adversárias, hackeando-os , no caso dos inimigos, fazendo deles os seus mais fiéis seguidores e facilitadores. Cada nível é uma luta contra os inimigos e o ambiente. Não encontrei qualquer informação relevante quanto à narrativa do jogo, pelo que, neste momento, para mim, ele ainda é um divertido e desafiante, mas desencarnado, exercício mecânico de coordenação visão mão.

rive 01

The cake is a lie!

Actualmente ainda em fase de desenvolvimento, RIVE, ainda sem data concreta, tem lançamento previsto para 2015, estando disponível para PC/Mac/Linux (Steam), Playstation 4, Wii U e Xbox One.