Luke Skywalker e a série de filmes Star Wars devem ser os maiores culpados por quase todos termos gravado a sabre-luz na nossa mente, a vontade de sermos pilotos de caças e participarmos em combates espaciais no vazio do espaço. Há uma certa tendência do mercado indie nos últimos anos de explorar esta impressão que todos temos, e diversos jogos têm sido desenvolvidos a pensar nos Skywalkers, Mavericks e Icemen que temos dentro de nós.

AxEL (2)

AX:EL é um jogo de combates aéreos (e subaquáticos) proveniente do labor de uma pessoa apenas, o verdadeiro one-man-show que responde pelo nome de Axe Eel. E é aqui que possivelmente recai grande parte dos problemas deste jogo. É claro que existem excepções e tipos de jogos em que uma pessoa apenas é suficiente para atender a todas as necessidades de produção com qualidade, mas infelizmente, este não é o caso. Não conhecendo o background do seu developer, mas poderia apostar que se trata de um programador. É que existe já uma certa afinação e determinação nos controlos de vôo, disparos, físicas que choca por completo com tudo o que é visual. Talvez seja defeito profissional da minha parte, mas após o susto gráfico que tive a ver o logótipo do estúdio/developer, a minha surpresa não poderia ser pior com o GUI do ecrã inicial: para além de se assemelhar a um mau interface de um jogo de meados de 1996, ajuda a cimentar essa data como a de possível lançamento do jogo. É que a fraca qualidade visual estende-se dos GUIs para o próprio jogo, com um 3D que está entre um render retro e um render mal-executado, e esse espaço no meio não lhe assenta nada bem.

AxEL (3)

É verdade que estamos a experimentar um jogo em Early Access, mas o facto deste jogo estar a ser publicado pela Kiss impele-nos a deixar um conselho ao seu autor: delegar é tão importante quanto executar. É que em muitos aspectos a embalagem que cobre este AX:EL está a prejudicar tudo o de bem-conseguido que o jogo já possui. Não só é um excelente jogo de pilotagem, com uma camada de sci-fi e um curioso metal orgânico que se adapta ao combate, mas possui também uma grande dose de customização de cada uma das naves, fazendo deste, em potência, uma boa adaptação do mercado independente ao sucesso e brilhantismo de Ace Combat.

AxEL (1)

AX:EL promete ser um bom jogo se emparelhado com a boa jogabilidade que já possui encontrar também uma boa e digna apresentação. É tão irónico que em muitos jogos AAA o visual sirva para mascarar jogos deficitários, e neste caso, é a falta de apelo gráfico que pode afastar alguns jogadores. Injustamente para ser honesto.

AX:EL é um exclusivo PC.