É possível que as gerações mais novas imaginem que Dark Souls é o pináculo, ou a demarcação de uma nova tendência: a dificuldade extrema enquanto espinha dorsal de um jogo. Mas quem afirma isto está parcialmente certo (ou parcialmente errado) e esquece-se que a mui-simpática, e mui family friendly Nintendo definiu no final dos anos 1980 e início dos 1990 algo que ficou até hoje chamado de Nintendo Hard. Eu, enquanto criança que viveu a afirmação da sua paixão pelos videojogos nessa fase, fui uma das vítimas dessa dificuldade extrema, e ainda hoje possuo cartuchos de jogos que nunca consegui terminar. Morrer, tentar, morrer, recomeçar o jogo, tentar, morrer, tentar, num círculo quase infinito que preenchia as minhas horas vagas e as minhas férias escolares.

shot07

Castle in the Darkness é mais um excelente jogo a beber desta influência dos jogos que nos matam vezes incontáveis e que parecem ter uma sanguinária psicopatia na sua programação. Este e muitos jogos que eu apelido carinhosamente de neo-Nintendo Hard (adoro criar neologismos) são filhos de jogadores que como eu aprenderam a conviver coma  frustração de morrer tantas vezes que o próprio acto de jogar se assemelha a masoquismo, e que investem nas suas criações o desafio quasi-masoquista de outros tempos. Da época em que a dificuldade era a justificação para o entretenimento para jogos, que por razões financeiras tinham de durar meses nas nossas mãos.

Vindo da mente de Matt Kap, que trabalhou noutros dois marcos de jogos retro-dificílimos lançados pela Nicalis: 1001 Spikes e Binding of Isaac: Rebirth, Castle in the Darkness é um metroidvania que nos assusta pelo contador de número de mortes que possui. E assuta-nos porque pela primeira vez em que o vemos percebemos que esse contador tem seis dígitos. O que amedronta qualquer jogador, e muito. E como bom metroidvania que é, com notória inspiração em Castlevania II: Simon’s Quest vamos perder-nos quase tantas vezes quantas as vezes em que vamos morrer.

shot02

 

Exagero meu, vamos morrer muitas, mas muitas mais vezes.

Um jogo desafiante (contando com as com um simpático preço, e que nos traz a estética a ambiência visual e sonora, e acima de tudo a dificuldade dos jogos que jogávamos no auge do brilhantismo dos 8 bits, no tempo em que parecíamos super-humanos que conseguiam derrotar (quase) todos os jogos que tivessem a audácia de se cruzar connosco. Castle in the Darkness consegue evidenciar-se num mercado cheio de neo-metroidvanias retro com laivos de Nintendo Hard, em que a tentativa-erro é uma variável tão plausível que parecia quase esquecida no fundo da nossa memória. E é um jogo tão bem conseguido por Matt Kap, que ao tentar ultrapassar este jogo senti-me, com todos os meus tiques nervosos de criança, de regresso à casa onde cresci a jogar os meus jogos de NES favoritos na velhinha TV a preto e branco da Philips que me acompanhou até à idade adulta.

Castle in the Darkness é um exclusivo PC.