“Já foram jogados 3.800 anos de Battlefield: Hardline“, li num email da Electronic Arts.

A Electronic Arts partilhou os números in-game de Battlefield: Hardline, como outras companhias costumam fazer com os seus jogos, numa técnica parecida da GNR quando apreende 700 doses de haxixe. Não interessa no entanto se estas doses de haxixe perfazem apenas um total de 4.89 gramas, e esquecendo referir que as 700 doses eram destinadas a uma colónia de formigas.

Ora, foram jogados 3800 anos de Battlefield: Hardline (equivalente a dois mil milhões de minutos). E porque não fazer a conta aos segundos? Passaram-se 3800 anos e estamos no ano 5815, tempo que permitiu arrecadar 901 mil milhões de dólares in-game. Entre 2015 e 5815 os milhares de jogadores fizeram a mesma quantia que o FMI e o BCE fazem em 2 ou 3 anos com juros de dívidas. Portanto, e saltando as contas complicadas, os milhares de jogadores em 3800 anos passaram a ganhar uma miséria, algo que começou a perpetuar-se mesmo antes de 2015. Eu próprio para poder comprar a minha primeira nova arma no multiplayer, e das mais baratas, tive de passar horas a fio a “trabalhar”.

chicken_sofa3

Um sofá parecido a este.

 

O famoso sofá que ainda não tive o prazer de me sentar, porque nunca o vi, e que dizem ser uma piada do jogo, já matou 80.447 in-game. Out-game, o meu sofá já matou um rato, que morreu à fome, quando pensou que aquele esconderijo seria uma boa escolha na fase de eu jogar um bom RPG. E há histórias de pessoas que morrem quando a Mulher despoja o marido e atira coisas da varanda, incluindo sofás. Em Martim Moniz, ali no centro de Lisboa, já vi um senhor alcoolizado de barriga desenvolvida apenas munido de boxers floreados, e uma senhora de avental lá de cima de um janela a atirar-lhe a roupa e a dizer-lhe para ir viver numa casa onde as luzes vermelhas cintilam; dito por outras palavras. Aguardei para ver um sofá ou outro objecto de maior dimensão a ser projectado, mas não foi daquela vez que tive o prazer de apreciar tal momento caricato, que é também potencialmente perigoso como quando cai um piano de cauda. É verdade, objectos atirados de janelas devem matar mais do que as quedas de aviões, não que isto seja um consolo para quem tem medo de voar.

E há mais: 224.943.351 batalhas multijogador e 450 pessoas atingiram o nível 150. É precisamente por isto que se diz que são muitos anos a virar frangos… É uma arte e de uma experiência como quem apresenta números.

E eu vou ali jogar mais alguns anos até chamar pelo Wilson.

frango-resized