Quando era mais novo sempre tive um gosto especial por beat ‘em ups e fighting games, que surgiu desde a década de 1980 com Double Dragon, Street Fighter e Ninja Warriors, passando pelo aditivo mas ao mesmo tempo um dos piores jogos que alguma vez joguei na vida: Human Killing Machine. Nos anos 90, os 3 primeiros jogos da série Mortal Kombat representaram os anos de ouro do género e assumiu-se como um dos melhores fighting franchises da história dos Videojogos, em paralelismo com Street Fighter. Todos os meus amigos e colegas falavam de Mortal Kombat, toda a gente queria jogar Mortal Kombat. As disquetes rodavam uns pelos outros e obrigava-nos a ter os mínimos conhecimentos sobre instalação com comandos MS-DOS (não conhecia ninguém que tivesse um computador e não começasse a sua jornada para apetências nerds).
Creio que é da opinião geral dizer que as fatalidades são a cereja no topo do bolo em Mortal Kombat. A brutalidade dos combates despertaram a curiosidade da maioria dos jogadores (será que naquela altura já éramos considerados gamers?) e as fatalidades fixaram por completo o interesse para jogar. Liu Kang a transformar-se num Dragão e comer meio corpo ou Sub Zero arrancar a espinal medula dos oponentes era estranhamente sedutor pelo seu teor extravagante e exagerado. Foi o caminho que os fighting games percorreram até hoje: cada vez mais brutais e a olharem para Mortal Kombat como uma das maiores referências, não pelo seu conteúdo sanguinário mas pelo prazer de “sentir” a força dos golpes das personagens e pela satisfação na combinação de golpes difíceis de executar.
Nos anos 90 tinha sempre comigo páginas impressas com todos os golpes, combos e fatalidades. Era um enorme prazer executar os golpes finais e combos mais complexos, alguns já completamente decorados e com os dedos automatizados sem precisar olhar para o teclado. Deram trabalho de pesquisa, trabalho de experimentação, horas de combates para testar os friendships de cada personagem. Ao conseguir, era gratificante.
Mortal Kombat X deixa de lado toda esta dificuldade e mestria, se assim o desejarem. Se quiserem ir directos ao assunto sem perder tempo a memorizar a sequência das fatalidades, a Warner Bros. disponibiliza uma feature “Easy Fatalities” (Fatalidades fáceis), mas por um preço. Poderão também ganhar estes “atalhos” através dos combates, mas se estiverem impacientes, a Warner Bros. está disposta a ficar com o vosso dinheiro. E se vamos por este caminho, qualquer dia veremos um serviço (não sei se os chineses já inventaram) só para segurar a pilinha do cliente quando a natureza chamar. Confortável. Prático. Zero esforço. Zero stress.