Todos temos aquele ou aqueles jogos tão marcantes na nossa vida, e que por uma ou outra circunstância ficaram esquecidos no tempo sem direito a uma sequela ou reinvenção. E o que é que faz um grupo de fãs a sério de um jogo que ficou esquecido em 1994, e que têm alguns dotes de game developing? Lançam um projecto de Kickstarter para produzir a sequela espiritual do seu amor de perdição. E não falamos da obra do Camilo Castelo Branco, que essa já está em domínio público.

Master of Magic, de 1994, é para muitos o pináculo dos 4X de fantasia e injustamente relegado para o esquecimento, em parte “culpa” (ou mérito) de Master of Orion, de 1993, também da MicroProse, que é ainda hoje a referência dos 4X espaciais. Apesar de não possuir sequelas, MoM é a notória influência de Age of Wonders, a quem muitos atribuem o título de sucessor espiritual. Mas o pessoal da Wastelands Interactive queriam ir mais longe, queria trazer MoM para o século XXI, para a nossa década, e para isso desenvolveram um projecto de crowdfunding que foi rapidamente financiado, tal era a ansiedade dos fãs em regressarem a esse jogo que tantas boas memórias lhes deixou. Sem spoilers, resta dizer-nos que o jogo já foi lançado no Steam. Em parte, o sonho da Wastelands Interactive em fazer a sequela de MoM sob a forma deste Worlds of Magic cumpriu-se, e talvez em excesso. É que Worlds of Magic ficou em 1994 mas pensa estar em 2015.

worlds-of-magic-22661

Worlds of Magic é em tudo o que os fãs de 4X conhecem e em especial aqueles que dedicaram horas (semanas?) da sua vida a jogar o clássico MoM. Entre encarnarmos um feiticeiro com as suas vantagens e desvantagens que lidera a sua facção (com os óbvios prós e contras) a expandir um império contra as intenções expansionistas de outras facções controladas pela IA. WoM, assim como o seu “antecessor” têm também o (reconhecido) sistema d20 como resolução dos confrontos entre criaturas, trazendo um pouco da sorte e do aleatório para a equação. Em suma, Worlds of Magic é um bom jogo mecanicamente, e salvo alguns bugs que bloqueiam por completo o jogo (eu por exemplo não consegui terminar três partes do tutorial), com especial incidência em cenas de combate “manual” e táctico em grelha (quando auto-resolvemos os embates isto não acontece).

battle_board_main

Mas Worlds of Magic tem dois problemas gigantescos que o tornam um jogo abaixo do mediano, e que destroem todo o potencial enorme que possui. Destrói inclusivamente a experiência de o jogar. O primeiro problema é uma questão de preço: 34,99€ é algo elevado, especialmente pensando do ponto de vista de concorrentes de mercado. Para amantes de 4X há jogos excelentes no Steam a um preço muito inferior e que estão a milhas deste WoM. O segundo e grande problema é uma total ausência de “polimento”. É que na semana passada quando me insurgi contra o autor do IGN que criticava decisões estético-artísticas como “maus gráficos” expliquei que objectivamente só podemos avaliar o visual por questões técnicas. Worlds of Magic possui um dos interfaces mais desactualizados e não-funcionais que conheço. Conheço dois ou três colegas de profissão que por uma módica quantia tinham passado, a nível de interface, este WoM de 1994 para 2015. E se aqui vou falar novamente em “maus gráficos” ao referi-me às modelações e cenários que o constituem, é porque em todos os seus polígonos o jogo exala falta de profissionalismo e incapacidade para melhor. É daquelas situações em que se a equipa da Wastelands Interactive, ainda que a sua campanha de Kickstarter tenha tido sucesso, não tinha recursos humanos para elevar o jogo para outro patamar (que o jogo bem merecia) então deveriam ter baixado os padrões do que apresentam. Nesta versão final, para além dos bugs que relatei, quase tudo o que é visual, desde o interface aos modelos se assemelham a placeholders temporários que nunca foram substituídos. Resultado? Um jogo de 34,99€ que poderia ser excelente mas cuja inépcia estrutural dos modeladores, animadores e demais designers transformou num jogo medíocre. Com uma gigantesca pena minha.

Para quando pegar em parte dos lucros (se existirem) e fazer o uplift visual que o jogo merece?