Será que estou a ficar velho demais para isto ou a apresentação de Doom não deixa nenhuma vontade de jogar o tão aguardado regresso da série? Sim, as fatality on-the-run num FPS podem, ao primeiro visionamento, imprimir um certo impacto à jogabilidade, mas são na realidade gimnicks que escondem pouco conteúdo. Quem não sentiu que a moto-serra será usada duas ou três vezes por curiosidade e depois fica guardada para sempre no grande bolso do nosso personagem? Quem não sentiu o tom lento da jogabilidade em áreas demasiado abertas? Doom não me convenceu de todo e, principalmente para quem já jogou Bulletstorm, o jogo cheira a velho.

Nos últimos anos, assim como noutros jogos, o Youtube deu visibilidade e ajudou a explodir o número de modders que pegaram em Doom e o levaram para lugares inesperados nunca antes pensados pelos seus criadores. De Fistful of Doom, uma recriação de Doom no Oeste Americano dos índios e cowboys, até recriações de Sonic e de Mario, a originalidade e o génio criativo ajudaram a manter fresco até aos dias de hoje um dos clássicos dos FPS que, embora não seja o primeiro, foi aquele que lançou o género para a rampa de lançamento da qual nunca mais haveria de descer.

Esta apresentação de Doom mostrou que o jogo perdeu os seus fantásticos corredores claustrofóbicos e assustadores para dar lugar a áreas de um só jogador que mais se assemelham a mapas e arenas multijogador, transformando o próximo título da série em algo que parece não ter uma identidade própria. É mais uma vez nos modders que pode estar a salvação deste título. Porém, desta vez, os modders são todos os jogadores. A ID incluiu uma ferramenta no jogo que vai permitir a qualquer um, de forma intuitiva, criar os seus níveis de Doom não só modificando o desenho de nível mas indo até à lógica de jogo. Isto vai certamente conduzir a fantásticas criações para um ou vários jogadores, assim como a mapas e a níveis cooperativos com ideias inovadoras. A ID entrega assim o controlo criativo aos jogadores e é certo que se podem esperar criações que vão ultrapassar o jogo original.

Como Trials, Minecraft, Skyrim e muitos outros nos mostraram, quando damos as ferramentas à comunidade e disponibilizamos o resultado das suas criações numa plataforma fácil de encontrar os mods mais votados e populares, o resultado são jogos infinitos para além da experiência original. Snapmap é a salvação de Doom. Porque sem Snapmap, Doom parece estar condenado. Perceberam?

doomed