Visitar a Nintendo Portugal é sempre um duplo regresso a casa: revisitar a Nintendo, a companhia que me fez apaixonar de forma derradeira pelos videojogos, e regressar aos Olivais, zona onde nasci e vivi grande parte da minha vida. Não é de surpreender que fique num estado quase catatónico sempre que entro no escritório da Big N e olho lá para fora: a vista brutal do Tejo que entra pelas paredes de vidro inunda toda a sala e afoga-me de emoção. Recobro as forças, enxugo as lágrimas e resta-me cumprir a minha missão ali: e pego no Wii U Game Pad para jogar Mario Tennis: Ultra Smash.

A minha análise a Mario Tennis Open foi o primeiro artigo que escrevi nesta que viria a ser a minha casa do coração, este site que para mim é muito mais do que isso, e cuja aventura que já decorre há dois anos e meio iniciou-se com uma review de um jogo que ninguém queria jogar. Entrei para o Rubber Chicken rotulado como “nintendista”, ou seja, um (dito) entendido na companhia nipónica, e que tinha, obviamente, jogado a jogos de ténis do Mario. Infelizmente, como podem ler pelo meu primeiro artigo, não fiquei assim tão feliz por tê-lo jogado.

Trazer a série para o grande ecrã, quer dizer, o médio ecrã, foi uma boa escolha da parte da Nintendo. Os jogos de festa do Mario na Wii revelaram-se como um dos mais interessantes pontos de venda da consola, e penso que colocar algo tão divertido como uma partida de ténis de duplas da relativa “solidão” de uma consola portátil para o ambiente de festa da sala de estar pode resultar para relançar Mario Tennis para a atenção do público.

mario-tennis-ultra-smash-01

Este Mario Tennis: Ultra Smash provou seguir a velha fórmula da série, mas, até à data, com a inclusão de 1 power-up: a capacidade de ficar gigante. Acredito que mais poderes seguir-lhe-ão para além do cogumelo, mas se há algo que nos irritou enquanto jogávamos foram mesmo as animações do power up que interrompiam o nosso movimento em busca da bola. E foram vários os pontos perdidos desta forma.

Onze anos depois da última iteração nas consolas domésticas, Mario Tennis: Ultra Smash promete muitos e divertidos momentos como os que tivemos durante a demonstração. Jogá-lo foi tão divertido que quase me esqueci da vista maravilhosa dos escritórios da Nintendo. Quase.